Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os bombeiros foram acionados por volta das 17 horas da última segunda-feira,19, para realizarem a retirada de um produto químico que caiu na pista entre na Avenida NS-04 nas proximidades da 804 Sul. Os militares delimitaram um perímetro de segurança e isolaram o local até que toda a substância fosse recolhida. A operação só terminou por volta das 02 horas da madrugada desta terça-feira, 20.

Segundo testemunhas que viram o momento do incidente, dois tambores contendo o produto caíram de um caminhão que passava pelo local. Ainda de acordo com essas pessoas, os ocupantes do veículo teriam recolhido os tambores e recolocados no veículo antes de irem embora.

Os bombeiros realizaram a contenção com pó de serragem para evitar que o produto líquido se espalhasse e montaram um Sistema de Comando de Incidente (SCI), que coordena operações envolvendo maior risco. Para neutralizar a produto foram usados 45 litros de água sanitária e posteriormente foi realizada a lavagem da pista com detergente neutro. Em seguida os bombeiros montaram barricadas com material absorvente para reter ao máximo possível o produto e evitar que o mesmo se espalhasse para fora da zona de contaminação.

Ainda não há definição sobre a origem ou a identidade da substância, mas a probabilidade é que seja lodo de fossa séptica. Todo o material foi recolhido e armazenado em um local afastado da área urbana até que os laudos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) possam esclarecer a natureza do produto e posterior descarte da substância.

Participaram da operação técnicos da Defesa Civil Estadual, Naturatins, Guarda Metropolitana e Ambiental e Fundação de Meio Ambiente de Palmas.