Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Estado por meio da Secretaria do Planejamento e do Orçamento (Seplan), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) realiza, na próxima quarta-feira, 21, o  Workshop “Visão Estratégica para o Setor Produtivo do Agronegócio”. O evento acontece a partir das 8h, no auditório do Palácio Araguaia, com a proposta de debater temas relacionados ao agronegócio tais como: disponibilidade e aproveitamento dos recursos naturais, logística, propostas para o fortalecimento do setor produtivo, transformações necessárias para avançar no processo de integração e na competitividade nos mercados nacional e internacional, dentre outros assuntos.

O workshop é direcionado para produtores rurais, técnicos e sociedade em geral.  Os interessados em participar devem entrar em contato com a Secretaria da Agricultura, na diretoria de Políticas para a Pecuária.

De acordo com médica veterinária e diretora de Políticas para a Pecuária da Seagro, Érika Jardim, a participação no evento é de grande importância para ter uma visão do cenário atual e das perspectivas para o futuro. “Para que instituições públicas, produtor rural e a sociedade, como um todo, possam estar preparados para os desafios e oportunidades que, eventualmente, surgem no dia- a- dia”, disse.

Programação

8h - Credenciamento

8h:30 - Abertura – Governador Marcelo Miranda

 9h- Painel 1 Produção

Palestra “A Política do Agronegócio” – Palestrante Roberto Rodrigues (coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas - FGV e ex - ministro da Agricultura). 

11h 15 - Perguntas e Respostas

14h – Painel 2 Logística 

Palestra “Hidrovia do Rio Tocantins” – Palestrante Adalberto Torkaski (diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ).

Palestra “Transporte de Carga na Ferrovia Norte Sul” – Palestrante Eduardo Calleia Junger, (gerente da Vale Logística Integrada – VLI).

Palestra terminal de Cargas do Porto Itaqui – Palestrante Jailson Luz, (diretor de Planejamento da Empresa Maranhense de Administração Protuária – EMAP).

Palestra “Aeroporto Industrial de Palmas”– Palestrante (representante da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO).

16h - Perguntas e Respostas

16h45 – Painel 3 Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente

Palestra “Perspectiva para o Desenvolvimento Regional” – Palestrante Benedito Rosa, (consultor e ex-secretário executivo do Ministério da Agricultura).

Palestra “Segurança Jurídica e Ambiental nos Polos de Produção” Henrique Garcia, (chefe da Assessoria do Naturatins e ex-consultor da The Nature Conservancy -TNC, encarregado de projetos que visam o desenvolvimento econômico e a conservação).

17h30 – Perguntas e Respostas

18h – Encerramento – Marcelo Miranda, Governador do Estado do Tocantins; David Torres, Secretário do Planejamento e Orçamento.