Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Rodrigo Martins

O mês de outubro é dedicado a conscientização sobre cuidados da saúde da mulher, em especial, à prevenção ao câncer de mama. Nesse sentido, o Hospital Regional de Gurupi (HRG) iniciou nessa terça-feira, 20, uma programação especial com palestras, rodas de conversa e exames, destinados às servidoras da unidade e às pacientes internadas.

A diretora de Enfermagem, Leandra Barros, fez a abertura da programação e falou sobre a necessidade das mulheres sempre dedicarem um tempo ao cuidado com a saúde, buscando a prevenção, principalmente do câncer de mama.

A abertura também contou com apresentação de dança realizada por um grupo de acadêmicas do curso de Enfermagem do Centro Universitário Unirg. De uma forma descontraída, as estudantes ilustraram a importância da mulher se prevenir e realizar o autoexame da mama, independente da idade ou estado de saúde.

Durante a programação está sendo realizada a coleta para o exame de Papanicolau. Além do câncer de colo do útero e de suas lesões, o exame ajuda a diagnosticar infecções vaginais como doenças sexualmente transmissíveis. A recomendação é que o exame seja feito uma vez ao ano.

As servidoras do hospital também puderam usufruir da massagem de massoterapia, feita por profissionais e acadêmicos da área de Fisioterapia. O procedimento, dentre outros benefícios, alivia o stress e a tensão. A recepcionista Maria Valdivina Aquino recebeu pela primeira vez a massagem e aprovou. “Estava com dor de cabeça, mas agora já estou bem mais relaxada”, disse.

O encerramento do dia foi com palestra sobre o câncer de mama e os cuidados com alimentação, ministrada pela nutricionista Rosângela Moreira. A atividade foi realizada no Cantinho da Mamãe, um espaço destinado a atividades educativas para as gestantes e as mães que deram a luz recentemente. As atividades no Hospital de Gurupi seguem até sexta-feira, 23.

Programação

21/10/2015

8h30 - Ginástica Laboral - Fisioterapeuta Jaciara Martins

8h às 11 e  das 13h às 17h - Massagem Massoterapia (Sala do Savis)

14h30 - Apresentação musical do Centro Cultural Mauro Cunha (Cantinho da Mamãe)

13h às 16h - Dia da Beleza - Centro de Integração da Mulher (Casa Azul Unirg, Avenida Piauí)

16h - Como fazer o autoexame da mama - Enfermeira Marilia Pantoja (Cantinho da Mamãe)

22/10/2015

16h - Roda de Conversa: Mitos e Verdades sobre a Amamentação - Enfermeira Naiana (Cantinho da Mamãe)

23/10/2015

16h - Roda de Conversa: Auto Estima e Valorização da Mulher - Assistente Social Glaucia Carneiro (Cantinho da Mamãe)