Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, dia 23 de outubro, Paraíso do Tocantins comemora 52 anos de sua emancipação política. Para celebrar a data, uma programação especial de aniversário teve início neste mês de outubro.

Em comemoração à história do município, a Prefeitura de Paraíso do Tocantins, que tem como gestor Moisés Avelino, segue a programação com o Desfile Cívico, a partir das 7h, que excepcionalmente acontecerá na Avenida Castelo Branco, no Centro, tendo a participação das instituições educacionais, entidades com atuação na cidade e a presença de autoridades estaduais e municipais. O tema do Desfile, que é organizado através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, será a Arte Circense.

Ainda na sexta-feira, outras atrações também farão parte das comemorações, com destaque para o show musical com a dupla paraisense Paulo Victor e Gabriel, às 21h, na Praça da Saudade, no Setor Oeste. Na ocasião, a dupla sertaneja lançará seu álbum musical.

No dia 24, as comemorações terão como foco as inaugurações de obras, como a Pavimentação Asfáltica e Quadra poliesportiva do Bairro Santana, às 19h.  E, ainda no Bairro Santana, a Prefeitura organizou a realização do Projeto Sexta Cultural, no qual a população contará com show musical com a dupla paraisense Mateus e Felipe.

Na área de infraestrutura, a comunidade do Setor Vila Regina terá a inauguração de praça, a partir das 19h, com “Rua de Lazer” para entretenimento dos moradores da região.

Histórico de Paraíso do Tocantins

A cidade de Paraíso do Tocantins, situada a 63 km de Palmas (capital do Tocantins) e cortada por uma das principais rodovias brasileiras, a BR-153, possui uma população estimada em 49.076 (segundo o IBGE), fazendo parte da região conhecida como Vale do Araguaia, sendo a maior cidade em população e economia dessa região.

Antes de ser emancipada, a cidade se chamava Paraíso do Norte, tendo o começo de sua história no ano de 1958, com a construção da BR-153, quando o encarregado da Companhia Nacional, Adjúlio Baltazar, com a função de implantar um novo acampamento para os operários, chegou aos “Pés da Serra do Estrondo” e, diante da bela paisagem, chamou o local de Paraíso.

O referido povoado foi então elevado à categoria de Distrito do Município de Pium; depois, em 1963, ocorreu sua emancipação político-administrativa, através da lei estadual n.º 4716, de 23 de outubro, deste ano. A mudança de seu nome para Paraíso do Tocantins se deu através do decreto legislativo nº 1, do dia 1º de janeiro de 1989, em seu artigo de número 4.

Em 2015, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) publicou um levantamento que aponta Paraíso do Tocantins como a melhor cidade para se viver na Região Norte do Brasil, com os menores índices referentes à mortalidade infantil e analfabetismo, além de números positivos da renda per capita.

Programação de aniversário de paraíso:

23 de outubro (sexta-feira)

07h – Desfile Cívico – Local: Avenida Castelo Branco

21h – Show com a dupla Paulo Victor e Gabriel – Local: Praça da Saudade, no Setor Oeste

24 de outubro (sábado)

16h – Campeonato Estadual de Fusca Cross e Gaiola Cross – Local: Ao lado da Cerâmica Santa Maria, no Pouso Alegre

19h – Inauguração da Pavimentação Asfáltica e Quadra Poliesportiva do Bairro de Santana

25 de outubro (domingo)

08h – Copa Santaninha de Futsal e Corrida Rústica – Local: Bairro de Santana

16h – Campeonato Estadual de Kart/Show com manobras radicais e Copa Jardim Paulista – Local: Praça Agostinho Luz – Setor Jardim Paulista

26 de outubro (segunda-feira)

19h – Inauguração da Praça do Setor Vila Regina, com a realização de rua de lazer – Local: Praça do Setor Vila Regina

Texto: Fernando Rios e Ana Paula Gomes

Fotografia: Ascom Prefeitura de Paraíso/Lucilene Gama e Paulo Junior