Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Daniel Bezerra

Palhas, cipós, sementes, além de cores, formas e texturas são a marca da Feira Mundial de Artesanato Indígena, que teve sua abertura oficializada na manhã do último sábado, 24, nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em Palmas/TO.

A abertura solene aconteceu no espaço central da Feira, com a presença do Ministro dos Esportes, George Hilton, do presidente do Comitê Intertribal da Memória e Ciência Indígena, Marcos Terena, do senador da República Donizeti Nogueira, do superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemann, do diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Jarbas Meurer, do presidente do Banco do Amazônia, Marivaldo Melo, além de empresários e visitantes.

Durante a solenidade, crianças indígenas e brancas fizeram uma troca de brinquedos, simbolizando a integração e a troca de experiências, além do respeito entre as raças. Só no período da manhã, o espaço havia recebido 2,7 mil visitantes.

O ministro do Esporte, George Hilton, informou que os Jogos Mundiais Indígenas é o primeiro de muitos encontros voltados para os povos indígenas e elogiou a atuação do Sebrae com a realização da Feira Mundial de Artesanato Indígena. “Graças ao trabalho do Sebrae, esse evento vai além da união dos povos e da prática esportiva, mas contempla também o lado business, promovendo geração de renda e emprego para os empreendedores indígenas”, enfatizou o ministro.

Na opinião de Omar Hennemann, superintendente do Sebrae Tocantins, a missão da instituição não pode ser colocada em prática apenas em localidades urbanas. “O Sebrae busca criar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios. Seja em áreas urbanas, na zona rural ou até mesmo em terras indígenas”, apontou o superintendente explicando que o Sebrae promoveu capacitações para melhorar o design, a embalagem e a gestão dos pequenos negócios que participam da Feira.

Troféu Arara-Azul

Marcos Terena recebeu o troféu arara-azul, homenagem do Sebrae Tocantins por sua contribuição para o desenvolvimento do empreendedorismo nas áreas indígenas. Marivaldo Melo também recebeu o troféu, homenagem justificada por Omar Hennemann, pela “postura extraordinária no Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins e pela orientação e serviços prestados aos micro e pequenos empresários do Estado”.