Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

Mais de 270 Crianças, professores e líderes da nação indígena Xerente, das Aldeias Funil e Salto, participam até esta quarta-feira, 28, de atividades da Caravana do Esporte e das Artes, durante os Jogos Mundiais Povos Indígenas (JMPI). Entre as atividades estão competições de arco e flecha, vôlei de praia, tênis, handball, entre outros.

De acordo com a gerente de desenvolvimento da Educação Indígena da Secretaria de Estado da Educação, Cleide Araújo Barbosa, as crianças indígenas estão aprendendo esportes que não fazem parte dos esportes tradicionais deles. “Elas também devem apresentar atividades que fazem parte da cultura de seu povo”, acrescentou.

O professor da Escola Estadual da Aldeia Salto, Afonso Tiikwa Xerente, frisou a importância da participação e a troca de conhecimentos no evento. “As crianças e os jovens aprendem um pouco da cultura não indígena, que é muito diferente da cultura de seu povo. O evento está sendo enriquecedor e contagiante”, disse.

Os alunos que vieram da Aldeia Salto, do povo Xerente, participaram de várias modalidades de esportes. Para o jovem Dione Srêwasa, competir com outros alunos da mesma aldeia foi gratificante. “O arco e flecha foi o mais divertido. Seria muito bom que atividades como estas acontecessem outras vezes. Uma sugestão para a organização é trazer também uma apresentação de cânticos e danças de seu povo para apresentar ao povo das outras aldeias”, afirmou.

O professor e instrutor de arco e flecha, Arão Lopes da Silva Paumari, veio do Estado do Amazonas, município de Lavras, da Aldeia Paumari, a convite da caravana, para mostrar um pouco da cultura do seu povo. Ele falou da satisfação que está sendo poder participar e conhecer um pouco da cultura de outros povos. “Levar um pouco destes conhecimentos para partilhar com meu povo será de grande satisfação. Estou aqui com a missão de aprender e levar a eles o que vi por aqui” disse.

Mais informações sobre a caravana e a programação completa, da participação nos JMPI, poderão ser conferidas no site da Caravana.