Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Cleuber Sousa

Foto: Cleuber Sousa

Para sensibilizar os produtores da região sudeste do Estado quanto às vantagens do sistema integração lavoura-pecuária para a recuperação de pastagens, além de mostrar a importância do correto manejo da ordenha, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a Embrapa Pesca e Aquicultura realizam, no dia 29 de outubro, o Dia de Campo do Plano ABC ( Agricultura de Baixo Carbono), voltado para a cadeia produtiva do leite, o ABC/Leite. As atividades acontecerão em Combinado, na Fazenda Paraíso, a 8 km da cidade, no sentido Comunidade R, das 13h às 17h.

Na oportunidade, os agricultores dos municípios de Almas, Novo Alegre, Lavandeira e de Combinado, vão poder conhecer, por meio de três estações, as tecnologia para a bovinocultura leiteira, sendo ILP (Integração Lavoura-Pecuária) para gado de leite, Manejo de ordenha e qualidade do leite e os Resultados da Unidade de Referência Tecnológica.

Segundo o extensionista do Ruraltins de Combinado, Carlos Rodrigo Xavier, na propriedade do produtor Eli Justo da Silva, foi implantada, em 2013, uma Unidade Demonstrativa adotando as técnicas do Plano ABC/Leite, de lá pra cá, a produtividade do rebanho dobrou.

“Na Fazenda Paraíso, em três hectares desenvolvemos algumas ações como a conservação do solo, a recuperação de pastagem e implantamos o sistema lavoura – pecuária, com o plantio consorciado de sorgo. Em dois anos, a média de produção de leite que era de 80 litros por dia, saltou para 165 litros de leite/dia. Ou seja, o dobro da produção inicial. E é isso que vamos mostrar no dia de campo, técnicas que diminuem custos e aumentam a produtividade”, frisou o extensionista.

Ainda dentro da programação haverá no dia 28, a noite, uma palestra na Câmara Municipal de Combinado. O evento espera reunir  80 pessoas.

Capacitação

O Dia de Campo faz parte do projeto Transferência de Tecnologia para a bovinocultura leiteira. O ABC/ Leite, coordenado pela Embrapa. A ação  promove capacitação continuada aos técnicos do Ruraltins, de várias cidades. A cada encontro, são repassadas informações que colaboram para o aperfeiçoamento da atividade leiteira tocantinense.

ABC

O Plano  Agricultura de Baixa Emissão de Carbono foi criado em 2010 pelo Governo Federal, concedendo benefícios e créditos para os agricultores que querem adotar técnicas agrícolas sustentáveis. O ABC tem como principais objetivos promover a redução de emissões de gases de efeito estufa, oriundas das atividades agropecuárias; reduzir o desmatamento; aumentar a produção agropecuária em bases sustentáveis; ampliar a área de florestas cultivadas; e estimular a recuperação de áreas degradadas.

Programação

Dia 29/10

Horário: 13h às 17h

1ª estação: ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) para gado de leite / Pedro Alcântara - Embrapa

2ª estação: Manejo de ordenha e qualidade de leite / Hellen Kato - Embrapa

3ª estação: Resultados da Unidade de Referência Tecnológica de Combinado / Carlos Rodrigo Xavier de Oliveira – Ruraltins