Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

A Energisa em parceria com a Prefeitura de Tocantinópolis promove nos dias 11 e 12 de novembro, no Espaço Cultural da Secretaria de Esportes, Juventude e Políticas Sobre Drogas (antigo Pioneiros Mirins), mais uma edição do Projeto Nossa Energia. A ação terá início às 9 horas em ambos os dias.

O objetivo é ensinar a usar energia elétrica de forma consciente: sem desperdício e com segurança. Na oportunidade, serão sorteados refrigeradores e trocas de lâmpadas aos clientes cadastrados na tarifa social de baixa renda. Os consumidores deverão levar o talão de energia.

Para a realização do evento, a Energisa contará com um caminhão equipado com experimentos com energia, auditório e palco; vai distribuir informações impressas sobre o projeto, o procedimento de leitura do relógio de energia, economia e segurança; e fazer apresentação de teatro e palestras com estes mesmos temas. A Energisa vai levar o Projeto Nossa Energia para 34 municípios do Tocantins.

Em Tocantinópolis, a ação tem o apoio da Prefeitura e das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social, Saúde e Administração. O Nossa Energia faz parte do Programa Energia Eficiente, do Grupo Energisa, segue as normas e recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nos eventos serão desenvolvidas as seguintes atividades:

Ações educativas: palestras educativas e interativas para estudantes com vídeos, debates e apresentação de estudos com experimentos científicos. O foco é trabalhar a conscientização sobre o uso correto, racional e seguro da energia.

Além de orientações à população, será realizado sorteios de refrigeradores com Selo Procel de economia de energia e troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas LED - Light Emitting Diode, que significa diodo emissor de luz.

Reciclagem: os refrigeradores velhos e lâmpadas recebidos no projeto Nossa Energia serão encaminhados para reciclagem.

Interatividade: será distribuído material impresso informativo com dicas de economia de energia, segurança nas instalações, procedimentos para a leitura do medidor e consumo dos principais aparelhos elétricos.

Projeto Nossa Energia

O Projeto Nossa Energia está percorrendo 36 municípios do Tocantins, desde agosto, para ensinar a usar energia elétrica de forma segura e sem desperdícios. O projeto faz parte do Programa Energia Eficiente, do Grupo Energisa, e utiliza recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Com um caminhão equipado com experimentos de geração e consumo de energia, auditório e palco, o Nossa Energia passa dois dias em cada município e faz palestra, espetáculo de teatro e quiz (jogo de perguntas), sorteia geladeiras e troca lâmpadas de clientes de baixa renda. Mais de 25 mil lâmpadas já foram trocadas e 1,2 mil geladeiras sorteadas. Até janeiro de 2016 serão sorteadas três mil geladeiras e trocadas 60 mil lâmpadas em 35 municípios tocantinenses. A programação inclui palestras educativas, eventos em praças públicas, peças teatrais e sorteios de brindes.