Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O deputado estadual Wanderlei Barbosa (SD) usou a tribuna na sessão da Assembleia Legislativa do Tocantins nesta terça-feira, 17, para defender  o vereador de Palmas, Lúcio Campelo (PR), alvo de duas ações de autoria do prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB). O impasse foi parar na justiça após Campelo chamar o prefeito de “ladrão” e “desonesto” durante discurso na Câmara de Palmas.

“A indignação do vereador é de quem não concorda com esta cidade estar sendo roubada”, disse. Segundo o parlamentar, o prefeito pediu indenização de R$ 100 mil por causa das declarações do vereador. “Quero que a justiça verifique a indignação do vereador”, disse, ao voltar a questionar os convênios da área do esporte na capital dentre outros convênios, além dos recursos utilizados nos Jogos Mundiais Indígenas.

O deputado Valdemar Junior (PSD) também foi na tribuna rebater o vereador Major Negreiros (PP) que criticou a atuação da segurança pública do Estado. O vereador teria dito que só teria 12 viaturas prestando segurança pública na capital. “Só no primeiro Batalhão da Polícia Militar temos mais que os 13 veículos que o vereador colocou como sendo de Palmas inteiro”, rebateu.  Conforme o deputado, no total na capital são cerca de 35 veículos que fazem a segurança do município, incluindo motos, viaturas, dentre outros.

Negreiros teria dito ainda que em Taquaruçu não tem policiamento da polícia do Estado e Valdemar negou a informação. “Isso é política rasteira e de baixo teor”, disse.

O deputado governista criticou ainda mensagens falsas que veicularam pelo whatsapp amedrontando a população. “Mensagem de whatsapp tocando o terror nas famílias tocantinenses dizendo que a polícia não tem combustível, esse tipo de áudio e de discurso não é o que faz a gente avançar e muito menos uma sociedade inteligente e educada avançar”, disse.

Valdemar alfinetou ainda a gestão municipal. “Temos policiamento ostensivo concordamos que a segurança pública precisa ser aprimorada, precisamos ter mais concursos. Na  gestão municipal  também não são só flores”, alfinetou. No final de sua fala, Valdemar lamentou a postura do vereador. “Fico triste desses discursos politiqueiros que não somam, não agregam e não trazem o crescimento do Estado, Todo discurso é bem vindo desde que tenha fundo de verdade e desde que não venha menosprezar trabalho da Polícia Militar no Estado e na capital”, disse.

Ponte de Porto

Outra discussão que polemizou a sessão foi sobre a Ponte de Porto Nacional. Uma solicitação foi apresentada pelo deputado Valdemar Junior pedindo para que seja realizada com urgência a ponte de Porto Nacional. Após MPE solicitar interrupção da licitação que escolheu a empresa. “Pedimos paciência e providência para que aquela ponte possa sair do papel”, disse.