Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A unidade do Sesc em Porto Nacional abre suas portas na noite de sábado, 21, para apresentações de capoeira na décima edição da Noite Cultural. A partir das 18h, no hall da unidade, alunos de capoeira do Sesc e de outras cidades do estado vão estar reunidos em torno dessa expressão cultural que une música, arte marcial e esporte. A ideia do evento justamente é apresentar a cultura brasileira, socializando o grupo local de capoeira com outros grupos convidados e conscientizar a todos que a cultura faz parte do processo de formação de cidadania de crianças e adolescentes.

Além dos 88 alunos entre 7 e 14 anos da unidade do Sesc, haverá a participação dos Grupos Candeias, Nagô, Abadá Capoeira (Palmas), Grupo Tambor (Araguaína), Associação de Capoeira Angola (Goiânia/GO), Associação de Capoeira e Cultura Raízes (Porto Nacional) e capoeiristas de Brejinho de Nazaré, Santa Rosa, Morro do São João, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Barrolândia e Divinópolis. São esperados em torno de 250 pessoas. O evento é aberto à comunidade em geral de Porto Nacional e região.

Quem vai conduzir as apresentações de maculelê, puxada de rede, jogos de capoeira, samba de roda e o tradicional batizado com a troca de cordas é o instrutor de artes marciais do Sesc, Alcione Santana, conhecido como Mestre Gamela. “A Noite Cultural é um dos principais eventos promovidos pela unidade do Sesc na cidade. Temos a meta de preparar os adolescentes para um futuro melhor, incentivando-os a prática do esporte, respeitando suas crenças e valores, com o intuito de diminuir a violência e a marginalidade. É o momento de integração entre pais, mestres e alunos capoeiristas”, resumiu Mestre Gamela.