Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com as empresas Alta Genetics do Brasil e Mundo Animal promovem, a partir desse mês de novembro (24 a 27), uma série cursos de inseminação artificial. Os cursos acontecem no Centro Agrotecnológico de Palmas e seguem até outubro de 2016. O objetivo é treinar e capacitar técnicos, estudantes, criadores e pessoas interessadas, tornando-a qualificada para promover o melhoramento genético nos rebanhos de bovinos, através da técnica de Inseminação Artificial.

O Centro Agrotecnológico fica na TO-050, saída para Porto Nacional, onde é realizado a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins). São oferecidos dez vagas por curso.

A tecnologia de inseminação artificial é uma ferramenta da biotecnologia que proporciona o melhoramento das raças para que os animais tenham melhor qualidade na carne e precocidade. A médica veterinária e diretora de Políticas para a Pecuária da Seagro, Érika Jardim, enumera os benefícios do uso da tecnologia. “O animal passa menos tempo se alimentando de pastagens, é abatido mais cedo, ganha carne com menos gordura e mais saborosa. O produtor que poderá ter uma renda melhor em um prazo mais curto e o Estado que poderá vender para mais mercados”, argumenta Érika Jardim.

Durante os cursos serão treinados técnicos da iniciativa pública, para que se preparem melhor para acompanhar o Projeto de Melhoramento de Rebanhos, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Seagro. “Com o programa estamos praticando a agropecuária de baixa emissão de carbono. Ganho também para o meio ambiente, com menor emissão de gás carbônico”, afirma Érika jardim.

Programa de Melhoramento Genético

Em 2015, O programa de Melhoramento Genético, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Seagro, completou 10 anos de existência, com 63 municípios contemplados, 798 produtores atendidos com 17 mil matrizes bovinas inseminadas. A meta para 2016 é realizar cinco mil inseminações em 250 propriedades.

Programação:

Novembro/2015 – 24 a 27

Dezembro/2015 – 15 a 18

Janeiro/ 2016 – 26 a 29

Fevereiro – 23 a 26

Março – 29 a 01

Abril – 26 a 29

Maio – 31 a 03

Junho – 28 a 01

Julho – 26 a 29

Agosto – 30 a 02

Setembro – 27 a 30

Outubro – 25 a 28