Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Tharson Lopes

Moradores da zona rural de Pindorama, 290 quilômetros de Palmas, no Sudeste do Estado, comemoram dia 27, sexta-feira, a conclusão da primeira etapa do Programa Água Para Todos, com a instalação das cisternas. A data será celebrada com festa e terá presença do governador Marcelo Miranda, do presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Eder Fernandes e demais secretários de estado. Pindorama foi beneficiada com 280 unidades, o que significa mais de R$ 2,5 milhões de investimento.

Para o presidente da ATS, responsável pela coordenação de todos os trabalhos relacionados ao Programa Água Para Todos, do Ministério da Integração, a conclusão da primeira etapa de instalação das cisternas é motivo de festa. “Quando assumimos a presidência da Agência, havia um pouco mais de 12% das cisternas instaladas, além de muitas irregularidades no cadastro de beneficiados e a possibilidade de o MI cancelar a execução do Programa. Conseguimos dar sequência às atividades, reorganizamos todos os cadastros e ainda instalamos bem mais que o dobro de cisternas em relação ao que havia sido feito. Agora chegamos ao tão sonhado dia de realizar as oficinas de capacitação dos beneficiados, sobre manuseio dos equipamentos, e entregaremos os certificados de propriedade das cisternas”, pontuou o presidente.

Benefício

A instalação das cisternas visa amenizar o problema da seca no Sudeste do Tocantins, possibilitando que as famílias da zona rural tenham onde armazenar água durante a estiagem. Cada unidade tem capacidade para 16 mil litros. O kit entregue pelo Programa contém ainda  uma bomba manual, que serve para retirar a água, e uma cobertura que tem a função de captar a água da chuva.

Inicialmente, o Programa havia destinado 11.350 unidades para o Tocantins, porém, 300 foram queimadas em incêndio criminoso, ano passado. Segundo a ATS, cerca de 44.200 pessoas serão beneficiadas diretamente com os investimentos, que somam R$ 75.142.678,00.