Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva de leite no Estado, oferecendo aos produtores rurais meios de acondicionamento refrigerado, de acordo com as normas de inspeção sanitária, o governador Marcelo Miranda entregou 70 tanques para atender mais de 2 mil produtores rurais de 27 municípios do Tocantins.
O atendimento será por meio de cooperativas, laticínios e grupos de produtores. Os tanques de resfriamento são frutos de um convênio entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Governo do Tocantins. O evento de entrega foi nesta quinta-feira, 26, na sede da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, em Palmas.
O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), Humberto Camelo, disse que os tanques de resfriamento contribuirão na qualidade da produção de leite e seus derivados. “A refrigeração contribuirá na qualidade do leite, pois com ela diminuirá a proliferação de microrganismos”, ressaltou Humberto, acrescentando que a influência do fator físico-químico no leite pode aumentar na temperatura e acidez do produto.
Em seu discurso, o governador Marcelo Miranda destacou que a entrega dos tanques vão fortalecer a agricultura familiar no Tocantins. “Produzir leite é uma tradição nossa e estes tanques vão oferecer aos agricultores familiares melhores condições de trabalho e ajudará a crescer ainda mais a cadeia produtiva do leite,” enfatizou.
Durante o evento, a produtora rural do Projeto de Assentamento Marília, no município de Colméia, Wellen Cristina Nascimento Chaveiro assinou o termo de concessão de um tanque que beneficiará sua comunidade. “Este tanque trará melhores condições de trabalho e qualidade de vida para os pequenos produtores rurais”, agradeceu ela. A Associação está em fase final de regularização de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Adapec.
Representando o Mapa, o presidente da Embrapa, Carlos Magno, disse a que qualidade do leite passa pelo processo de conservação, e os tanques são um avanço importante para a cadeia produtiva do produto, acrescentando que o Tocantins possui um grande potencial neste setor, porém, é necessário a organização dos produtores em grupos e cooperativas para alavancar a produção.