Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: John Souza

Foto: John Souza

O prefeito de Gurupi/TO, Laurez Moreira e a União dos Ciclistas do Brasil (UCB), assinaram um termo de cooperação técnica para o desenvolvimento de políticas públicas para o uso de bicicletas no município. O termo prevê a elaboração de um diagnóstico sobre o uso na cidade.

“Gurupi é uma cidade que tem uma cultura forte para o uso de bicicletas e estamos buscando melhorar a segurança e a mobilidade. Com esse estudo que será realizado, traçaremos um plano em prol dos nossos ciclistas, que usa esse transporte diariamente para o trabalho, lazer e práticas esportivas”, comentou Laurez Moreira.

Alto uso de bicicleta

Em outubro deste ano, o jornal Folha de S. Paulo destacou Gurupi entre as nove cidades com alto uso desse tipo de transporte. Segundo a reportagem, o município tem uma cultura presente e difundida, e conta com uma frota de 25 mil bicicletas. A estimativa de viagens diárias feitas por meio de bikes na cidade é 35%.

Plano de ação

Segundo Daniel Guth, consultor de políticas de mobilidade urbana de São Paulo e representante da UCB, uma cidade com mobilidade urbana democrática precisa investir no uso de bicicletas. “Nós assinamos esse termo para promover um diagnóstico do uso da bicicleta em Gurupi, a cultura e os costumes, origem e destinos, principais destinos e os motivos para o uso da bike. A partir desse diagnóstico vamos traçar um plano de ação com a Prefeitura para o desenvolvimento de politicas publicas visando a mobilidade urbana”, afirmou.