Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Carlessandro Souza

Com o intuito de criar condições de trabalho, fomentar a geração de renda e incentivar a criatividade, a Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), por meio do projeto de inclusão produtiva do Governo do Estado, Apoiando e Acreditando nas Famílias do Estado do Tocantins - AAfeto, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura de Palmas, realizou neste final de semana  uma ação com diversas atividades integradas e gratuitas para atender a população em situação de vulnerabilidade social de Palmas.

No sábado, 12, a ação aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do distrito de Taquaruçu. Já no domingo, 13, foi a vez do Bairro Aureny III. Nas ações foram disponibilizadas as oficinas de artes em retalho, curso de cabeleireiro, e pintura. Os participantes puderam tirar dúvidas e receber orientações sobre os serviços ofertados como o Cartão do Idoso Interestadual, Bolsa Família, Conselho Tutelar, Proteção Social Básica e Especial.

De acordo com secretária da Setas, Patricia Amaral, as oficinas e cursos do projeto de geração de renda do Governo do Estado, AAfeto são uma oportunidade para implementação de renda das famílias tocantinenses. “Com os cursos ofertados, a população tem a oportunidade de participar e descobrir um novo ofício, além de ter novas alternativas para melhorar a qualidade de vida e renda familiar”, pontuou.

Segundo a superintendente de Assistência Social da Setas, Rosa Trindade, o objetivo  da ação é ensinar uma atividade que gere renda para as pessoas da comunidade. “Os materiais utilizados durante as aulas são simples, apenas agulhas, algumas linhas, poucos metros de tecido, tesoura, tintas, que modifica a realidade das famílias. Durante as oficinas, através das técnicas ensinadas pelas instrutoras, as alunas aprenderam e executaram um trabalho manual que pode ser tornar trabalho e fonte de renda”, explicou Rosana.

A aluna Liliane Santos, que reside no Setor Morada do Sol, participou do curso e já planeja aumentar a renda com os conhecimentos adquiridos. “Foi muito bom poder participar das oficinas oferecidas, já tenho facilidades com algumas técnicas, além de ser um incentivo a mais para as mães que são donas de casa poder trabalhar em casa e adquirir uma renda a mais no sustento da família”, disse.

Para a moradora de Taquaruçu, Edinalda Pereira participar das oficinas é uma oportunidade para aprender um novo oficio. “Além de aprender uma nova técnica através do curso, terei a oportunidade de ensinar as minhas filhas o que aprendi hoje. Algumas técnicas eu já prático, por que aprendi com a minha mãe”, argumentou.

As oficinas e cursos semiprofissionalizantes oferecidas do projeto AAFETO são gratuitas e tem como objetivo ajudar as famílias a aprenderem um ofício que possa ajudar na geração de renda familiar , além da possibilidade de convívio com instrutores e colegas de capacitação.

De acordo com a coordenação do projeto do governo do Estado, este ano foram capacitadas centenas de tocantinenses com cursos e oficinas, em diversas áreas. Os interessados em participar das capacitações devem procurar uma das unidades do AAFETO em Palmas e se inscrever em um dos cursos e oficinas ofertadas.