Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado estadual Elenil da Penha (PMDB) foi recebido, na manhã desta sexta-feira, 18, pelo comandante-geral da Polícia Militar no Tocantins, coronel Glauber de Oliveira. Durante a reunião, realizada no Quartel do Comando Geral, em Palmas, foram discutidos vários assuntos, entre eles, a situação atual do efetivo, a necessidade de realizar concurso público e a possibilidade de firmar parcerias para a execução de projetos sociais. “Assim como a Saúde, a Segurança Pública tem sido uma das prioridades do meu mandato. Ao longo do ano, fiz cobranças, propus soluções e, sobretudo, mantive um diálogo construtivo com órgãos e instituições. A PM é uma delas. Sei do comprometimento da corporação e, por isso, quero contribuir com o seu trabalho”, afirmou o parlamentar.

Efetivo

O comandante-geral explicou a Elenil que a PM tocantinense conta, atualmente, com um efetivo de mais de quatro mil policiais e que, embora o número seja insuficiente para atender a demanda, a corporação tem atuado de forma estratégica para atender os 139 municípios. “Nós reconhecemos a necessidade de ampliar o efetivo. O estado cresceu e isso exige a recomposição do quadro da Polícia Militar. De todo modo, o trabalho da PM tem dado resultados. Só neste ano, realizamos mais de 5.500 prisões. Deslocamos policiais da área administrativa para reforçar o policiamento nas ruas, promovemos operações, investimentos em capacitação e estamos trabalhando para melhorar as condições de trabalho dos militares”, argumentou o coronel.

Concurso

Elenil destacou que para reduzir o déficit de PMs é indispensável a realização de um novo concurso e pediu agilidade no lançamento do edital. Em resposta, o comandante-geral informou que a previsão é que o certame aconteça em 2016. Ao todo, devem ser oferecidas 1000 vagas para soldado e 30 para oficiais. “Nosso objetivo é realizar o concurso o mais rápido possível. Em abril deste ano, a Assembleia Legislativa aprovou e o governador Marcelo Miranda sancionou, a lei que fixa o efetivo em nove mil policiais militares e autoriza a inclusão de novos PMs nas fileiras da corporação. Com a aprovação recente das leis orçamentárias, é apenas uma questão de tempo até que seja lançado o edital do certame”, esclareceu o coronel.

Parcerias

Elenil se colocou à disposição para futuras parcerias com a Polícia Militar. “Admiro o trabalho da corporação e pretendo apoiá-la em projetos sociais. Nós sabemos que mais importante que combater o crime, é preveni-lo. Iniciativas como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, desenvolvido pela PM, devem ser estimuladas e fortalecidas com a participação de toda a sociedade”, declarou o deputado.