Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira, deu posse, nesta última quinta-feira, 17, aos membros do Conselho Estadual do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CE-Fundeb/TO).

Até 2017, quando se encerra o mandato, os conselheiros farão o acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, a transparência e a aplicação dos recursos do Fundeb, órgão que tem como principal objetivo promover a redistribuição dos recursos vinculados à educação visando a manutenção e o desenvolvimento da educação básica pública no Tocantins.

Para o secretário da Educação, o Conselho Estadual do Fundeb no Tocantins é um colegiado de relevância para a efetivação da Educação Integral e Humanizada. “O Conselho tem um papel fundamental no acompanhamento do sistema educacional, atuando e deliberando com o intuito de assegurar a qualidade dos serviços educacionais oferecidos à população e contribuindo para reduzir as desigualdades socioeducativas no Tocantins”, enfatizou.

“A participação social é principal função do conselho, que também contribui para a gestão dos recursos do Fundeb. Tenho experiência de conselheira municipal, e em âmbito estadual, espero poder colaborar ainda mais com a educação do Estado”, destacou Rosy Franca, titular do CE-Fundeb /TO, representando a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.

O conselho CE-Fundeb/TO é composto pelos representantes do Poder Executivo: Titular: Rosângela Souza Terreço; Suplente: Ana Cláudia Batista; Titular: Maria Eunice Costa Rodrigues; Suplente: Noraney de Fátima Fernandes de Castro; Titular: Valdete Ferreira Pagani; Suplente: Ana Lúcia Rodrigues Maranhão.

Dos Poderes Executivos Municipais: Titular: Clayton Paulo Rodrigues; Suplente: Marta Barreira Lustosa; Titular: Elieze Venâncio da Silva; Suplente: Jailton Bezerra Pereira; Do Conselho Estadual de Educação: Titular: Raimundo Cavalheiro Neto; Suplente: Odilon Pessoa Santos; Da seccional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação: Titular: Ademilson Oliveira da Silva; Suplente: Cristiane Terezinha Vidotti.

Da seccional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação: Titular: Rosy Franca Silva Oliveira; Suplente: Édson Soares Rodrigues; dos pais de alunos da Educação Básica Pública: Titular: Adriana Ferreira da Silva; Suplente: Tânia Régia dos Santos Carvalho; Titular: Lili Burjack Guimarães da Silva; Suplente: Vanusia Ribeiro Santana de Souza.