Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

De 11 a 14 de janeiro, estudantes de todo o Brasil utilizarão seus desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para tentar o ingresso nos cursos de graduação em diversas universidades federais do país por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na Universidade Federal do Tocantins (UFT), a oferta das vagas se dá exclusivamente pelo Sisu desde 2015, em quase todos os cursos de graduação. Neste ano, são 1775 vagas disponíveis em 47 cursos. 

Com a opção de escolher dois cursos no processo seletivo, muitos estudantes recém-saídos do Ensino Médio ainda se sentem inseguros para tomar a decisão. A psicóloga do Apoio Psicopedagógico da UFT, Greycianne Borges, afirma que é comum os estudantes procurarem atendimento porque não estão satisfeitos com o curso que escolheram. Para tentar evitar arrependimentos depois, a especialista sugere que o estudante analise um conjunto de fatores antes de tomar a decisão.

Uma das possibilidades são os testes vocacionais. “São testes de autoconhecimento. A pessoa identifica características pessoais para relacionar com a profissão que ela deseja ter e assim pode perceber se tem aptidão para isso. Algumas pessoas gostam de ser desafiadas, enquanto outras preferem vidas menos atribuladas. Isso precisa ser levado em consideração”, explica ela, que recomenda um teste autoaplicável para levantamento das inclinações profissionais e âncoras de carreira desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina (disponível aqui).

A psicóloga também sugeriu que os estudantes se questionem por quais motivos querem o curso escolhido. “É preciso pensar se a pessoa não quer o curso por status ou apenas pela remuneração em detrimento da satisfação pessoal. Ela precisa definir o que é mais importante para ela”. Greycianne acrescenta que os estudantes pesquisem quais são as possibilidades da profissão, que de forma geral são mais abrangentes do que se imagina. Para isso, é recomendável conhecer a grade do curso, informada no Catálogo de Cursos da UFT.

O prazo de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), edição 2016/1, começa segunda (11) e se estende até às 23h59 de quinta-feira (14). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente no site www.sisu.mec.gov.br.

Duas opções

No ato da inscrição o candidato pode especificar até duas opções de vaga, em ordem de preferência, na mesma instituição de ensino superior ou em instituições diferentes. Contudo, cabe destacar que na etapa da lista de espera, os candidatos só poderão manifestar interesse para a vaga correspondente a sua primeira opção.