Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O ano de 2016 começa com perspectivas de nova geração de renda para dezenas de famílias tocantinenses. Nesta segunda-feira, 19, a Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social (Setas), através do Projeto Apoiando e Acreditando nas Famílias do Tocantins (AAfeto) iniciou as aulas do curso de cabeleireiro para atender famílias da região Sul de Palmas. O curso terá duração de três meses e acontece no Núcleo do projeto que fica na Aureny I.

O curso foi um pedido da comunidade e será realizado no período da noite para atender as pessoas que trabalham de dia mas querem aprender um novo ofício. É o caso da operadora de caixa, Analice Machado Dias de 30 anos. Ela conta que o curso abre novas perspectivas profissionais. “De dia trabalho como caixa mas com este curso poderei abrir meu próprio salão e aumentar minha renda. Ser cabeleireira é um sonho e só tive oportunidade agora por causa desse curso gratuito”, conta.

Conseguir montar o próprio negócio também é a pretensão da aluna Hanna Graciele de 18 anos. “Sou manicure e agora vou poder ampliar meu trabalho na área da beleza”, afirmou.

O curso será realizado quatro vezes por semana. Em 2015 mais de 700 pessoas participaram dos cursos da AAfeto e muitos já conseguiram montar o próprio negócio, como conta o professor, Odilon. “ O curso é um dos mais pedidos e temos muitos ex-alunos que conseguiram montar o próprio negócio e se destacar na carreira”, conta.

O projeto

A Aafeto é um projeto de inclusão produtiva realizado em Palmas com o intuito de incentivar e apoiar mães de família a se profissionalizarem e buscarem sua própria renda. O Projeto tem sido um importante apoio do Governo do Estado para realização de sonhos como aprender um ofício, conquistar um emprego ou abrir o próprio negócio. O programa de geração de renda tem a pretensão de transformar cada tocantinense que passar pelo AAFETO num empreendedor.