Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Ascom SSP

Uma ação conjunta realizada por policiais civis da Delegacia de Itacajá e Pedro Afonso, com apoio de agentes da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC) Núcleo Norte, em Araguaína, resultou nesta última terça-feira, 19, na desarticulação de uma organização criminosa especializada, que atuava de forma coordenada na prática dos crimes de furto, receptação e roubos, nos estados do Tocantins, Maranhão e Pará.

Durantes a ação da Polícia Civil, foram presos, Paulo Sérgio. L. da S., de 40 anos, Domerciano S. dos S., de 42 anos, Luiza F. L., de 22 anos e Francisco C. L. S.. Conforme o delegado Marco Aurélio Barbosa Lima, o líder do grupo era Paulo Sérgio, conhecido no Rio Grande do Norte como “Paulo Salada”, o qual foi preso em flagrante, em Araguaína pelos crimes de furto qualificado praticado em uma loja de roupas de Pedro Afonso e receptação de produtos furtados de um supermercado de Ananás.

Na ocasião, também foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva contra “Paulo Salada”, sendo um da cidade de Itacajá, onde ele apresentou uma identidade falsa e tentou arrombar uma loja, juntamente com sua esposa Indiara S. dos S., fato ocorrido, no dia 29 de dezembro de 2015, sendo esta presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, pois estava com uma pistola calibre 380 escondida dentro de uma picape Strada. O outro mandado de prisão contra Paulo é oriundo da Comarca de Natal/RN pela prática de diversos furtos em estabelecimentos comerciais naquele Estado.

Durante as buscas efetuadas pela Polícia Civil, foram apreendidos diversos produtos de furtos em quatro locais diferentes utilizados pela quadrilha para esconder os objetos, sendo duas casas em Araguaína/TO, uma chácara no município de Wanderlândia/TO e uma Adega no centro de Wanderlândia – TO de propriedade de Paulo Salada, onde estavam sendo comercializadas bebidas e outros produtos furtados de um supermercado em Ananás/TO no dia 03/12/2015.

Ainda na Delegacia de Polícia Domerciano foi reconhecido por uma vítima pela prática do crime de roubo ocorrido em outro estabelecimento comercial em Ananás, em 2015. Francisco, Domerciano e Luiza foram autuados por receptação, em Wanderlândia – TO, já que estavam guardando e vendendo, no comércio, produto dos furtos, Francisco foi autuado também por posse irregular de munição, já que foi encontrada munição na chácara onde ele morava em Wanderlândia/TO.

Em 2012 Paulo e Domerciano tinham sido presos na cidade de Carolina/MA com uma picape strada carregada de televisores tela plana e ar condicionado split furtados de lojas no Maranhão. Foram apreendidos com o grupo: roupas, joias, bolsas femininas, pares de sapatos, câmeras e equipamentos de monitoramento, produtos de higiene pessoal, bebidas de diversas marcas provenientes do Estado do Pará e Tocantins; eletrodomésticos; munição, uma motocicleta; dois veículos automotores utilizados para transporte dos objetos furtados e aproximadamente R$ 6.000,00 (seis mil reais).