Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Adilvan Nogueira Os educadores lembram que é necessário observar os prazos e promover o cumprimento do plano Os educadores lembram que é necessário observar os prazos e promover o cumprimento do plano

Educadores da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) reuniram-se na manhã desta sexta-feira, 22, para discutir formas de monitorar a execução do Plano Estadual de Educação, um documento que norteará as ações educativas nos próximos 10 anos. Na ocasião, foi discutido a necessidade de escolher um coordenador para cada uma das 24 metas, com a finalidade de compartilhar e divulgar o que está sendo realizado.

A educadora Joana D’Arc Alves Santos, que integra a Comissão Paritária Permanente de Monitoramento e Avaliação do PEE lembrou que o prazo para execução de algumas metas encerra no final de 2016. “Monitorando as ações fica mais fácil de fazer o diagnóstico do plano. O Fórum de Educação tem a responsabilidade de a cada dois anos apresentar relatório com os resultados do cumprimento do PEE”, frisou Joana.

Dentre as metas, está a universalização da educação infantil, que deverá ser efetivada em 2016, e cabe à Secretaria da Educação observar junto aos municípios o seu cumprimento, esclarecendo dúvidas e auxiliando no que for necessário.

Outras metas que os educadores estão atentos é a elevação da taxa de matrículas, a elevação de alunos atendidos com a educação integral, a ampliação da escolaridade das pessoas com idade de 18 a 29 anos e a redução do analfabetismo no Tocantins.

O professor Divino Mariosan Siqueira, superintendente de Desenvolvimento da Educação, explicou que neste ano, o Governo do Estado irá elevar de 5 mil para 15 mil o número de alunos atendidos pelo Programa Brasil Alfabetizado. “Além de alfabetizar, o desafio maior é fazer com que esses alunos continuem estudando”, ressaltou Divino.

“É necessário ficar atento aos prazos de cumprimento das metas e observar as estratégias que cada setor deverá cumprir”, alertou Joana.