Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Wherbert Araújo Defesa Civil Estadual realizou visitas em área de cheia e estrutura da hidrelétrica de Peixe Defesa Civil Estadual realizou visitas em área de cheia e estrutura da hidrelétrica de Peixe

Após a notificação da cheia do rio Tocantins provocado pelo aumento da vazão da usina hidrelétrica Peixe Angical (Enerpeixe) no Sul do Estado, a Defesa Civil Estadual realizou neste último domingo, 25, visitas ao leito do rio na área jusante à hidrelétrica. Em todo o trecho percorrido próximo ao município não foram identificados desabrigados.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil Estadual, tenente coronel bombeiro Wesley Abreu, durante as visitas à hidrelétrica como também na área posterior à usina não foram identificadas intercorrências que necessitem efetivo humano no auxílio a desabrigados. “Observamos que apesar do rio estar num nível acima do normal, não existem famílias ou comunidades desabrigadas ou que necessitem de auxílio”, afirmou.

Segundo a gerência da usina, em virtude da ocorrência significativa de chuvas na região e consequente aumento das vazões do rio Tocantins, foi realizada, na sexta-feira, 22, abertura das comportas visando o controle de vazão, conforme procedimentos operacionais, ocasionando a elevação temporária dos níveis a jusante da usina. Ao final da tarde desta segunda-feira, 25, em função do decréscimo do volume de água, a usina já opera abaixo dos níveis de alerta de vazão. Também no final da tarde desta segunda-feira, das quatro grandes hidrelétricas existentes no estado (São Salvador, Peixe, Lajeado e Estreito), apenas Lajeado operava com vazão acima dos níveis normais, porém dentro das expectativas em decorrência das chuvas.