Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Lino Vargas

O Carnaval Gurupi de 2016 já tem Rainha e Rei Momo. A maior folia da Região Norte do Brasil teve na tarde do último domingo, 24, um grande esquenta no Uniclube, com direito a feijoada e escolha da realeza da festa que começa no dia 5 de fevereiro.

Cinco blocos carnavalescos disputaram os títulos de Rei Momo e Rainha, contabilizando ao todo dez competidores. A vencedora para Rainha foi a professora de teatro, Claudenira Ferreira (29 anos). Ela representou o Bloco Rumbora.  Já o Rei Momo ficou com o educador físico, Alexandre Pavanello (27 anos) do bloco Bejá. Cada um ganhou o prêmio de R$ 1000,00.

Foram avaliados os critérios animação, simpatia e desenvoltura para Rei Momo e samba, simpatia, desenvoltura e beleza para a Rainha. Claudenira conseguiu 186 pontos e Alexandre 146. Os dois participarão da festividade de abertura oficial do Carnaval no dia 06 de fevereiro, onde serão entregues a chave da festa e as coroas do reinado.

Preparação para a folia

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, comemora os números positivos que o carnaval já alcança mesmo antes do início da festa, como o aumento no número de reservas nos hotéis e a movimentação dos blocos. “Este ano o Carnaval Gurupi promete ser uma das maiores edições da história. Estamos oferecendo toda a estrutura necessária para que os foliões curtam com muita alegria e segurança e a economia do nosso município possa ser aquecida”, afirma.

Para a Secretária da Cultura de Gurupi, Zenaide Dias, a escolha do Rei e Rainha do Carnaval foi “extremamente positiva”, pois a comunidade compareceu em peso e os blocos mostraram muita satisfação com a festa. “Isso prova que estamos no caminho certo. O Prefeito Laurez Moreira tem procurado fazer aquilo que a comunidade espera. Nós, enquanto gestão, estamos dando o nosso melhor. Pode aguardar que vem uma grande festa pela frente”, garante.

Agenda do Carnaval Gurupi 2016:

 

05/02

16h – Bloco da Saúde

20h – Bloco do Idoso

21h – Show com Barco a Vela

23h – Banda Mil Wolts

06/02

21h – Abertura Oficial

21h30 – Quebraê

22h30 – Luxuria

00h30 – Skema do Brasil

07/02

20h – Desfile Oficial dos blocos

23h – Zé Neto e Cristiano

00h – Bete e Banda

08/02

16h – Apuração dos Pontos (camarote oficial)

21h – Chico Chokolate

22h – Cleber e Cauan

23h – Mistura Nativa

09/02

16h – Matinê para as Crianças (concurso de fantasias, escolha do Rei e Rainha mirim)

20h – Desfile e Premiação dos blocos Campeões

22h – Banda Balança-í

00h – Banda Dizueira