Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares; Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável; Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Esses são alguns dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, definidos na Assembleia Geral da ONU, em setembro do ano passado, e homologados na COP-21, que ocorreu em Paris, na França, no final do ano passado.

Os objetivos de desenvolvimento sustentável estarão em pauta durante seminário que será realizado pelo Sebrae Tocantins, em parceria com Governo do Estado e Prefeitura de Palmas, nesta quarta-feira, dia 3, no auditório do Palácio Araguaia. O evento contará com a participação do assessor sênior da Organização das Nações Unidas (ONU) Haroldo Machado Filho.

Para o superintendente do Sebrae, Omar Hennemann, esta é uma iniciativa que mostra mais uma vez que a instituição está cumprindo sua missão de criar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios. “Oferecer alternativas sustentáveis para que os empreendedores resistam ao cenário econômico atual e adquiram ferramentas para prosperar em seus negócios vem sendo um dos principais objetivos do Sebrae Tocantins. Trabalhamos para colaborar com a promoção da inclusão desse importante tema na agenda de toda a comunidade e em especial dos pequenos negócios”, afirmou Hennemann, ao citar como exemplo o seminário.

Na programação, além das palestras do representante da ONU e do prefeito de Palmas, está previsto painel com perguntas aos convidados, com a participação da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto), Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet), Federação do Comércio do Tocantins (Fecomércio), Secretarias do Meio Ambiente e Ação Social do Estado e Sebrae.

Reunião

A realização do Seminário começou a ser discutido durante reunião do superintendente do Sebrae na sede da ONU, em Brasília, com o representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil, Niky Fabiancic, em janeiro.

Para Fabiancic, o Tocantins salta na frente como o primeiro estado a começar a discutir a implementação das ações para fazer com que os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), previstos pela COP-21, sejam colocados em prática. Esses 17 ODS´s englobam 169 metas, com previsão de execução até 2030 no mundo. O representante da ONU se dispôs ainda a ajudar os atores do Seminário nos desdobramentos dos trabalhos.