Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os proprietários de veículos tributados no Estado do Tocantins devem ficar atentos com relação ao calendário de vencimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).  No próximo dia 15 vence o imposto para os 111 mil veículos com numeração final de placas 1 e 2. Para o contribuinte que desejar antecipar o pagamento do imposto em cota única o desconto é de 10%.

Para aqueles que optarem pelo parcelamento do IPVA, o prazo para o pagamento da 1ª parcela também será na mesma data. Outra opção oferecida ao contribuinte é o pagamento em cota única sem desconto, cujo prazo é até o dia 16 de maio, data de vencimento do licenciamento do veículo. Observando que, no caso de parcelamento, o valor mínimo para pessoa física é de R$ 200 e para pessoa Jurídica, R$ 400.

Para ter acesso ao Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE), o contribuinte deve acessar o endereço http://www.sefaz.to.gov.br/ipva, ou procurar uma Agência de Atendimento da Secretaria da Fazenda. O pagamento é feito na rede bancária autorizada. Havendo atraso, o contribuinte deve emitir outra guia com nova data de vencimento.

O IPVA é calculado de acordo com as alíquotas vigentes no Estado e proporcionais à potência dos veículos, que variam de 1,25 a 3,5%. O montante arrecadado é destinado 50% para o Estado e 50% para o município onde o veículo é cadastrado. A parcela correspondente à quota-parte estadual irá integrar o orçamento anual e será destinada às diversas áreas de atuação do Estado.

O Tocantins possui atualmente uma frota de 543 mil veículos tributados. Palmas é a cidade com maior número de veículos, com 26,11% da frota. Em seguida, Araguaína com 17%; Gurupi, 8,9% e Paraíso com 4,57%.