Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Filho

Foto: Marcos Filho

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, durante o programa de rádio semanal “Fala, Prefeito!”, veiculado na última segunda-feira, 8, explicou aos ouvintes sobre casos de invasões de áreas públicas e de preservação permanente na cidade, além de esclarecer sobre as obras que têm recursos dos governos Estadual e Federal.

Primeiramente, Dimas esclareceu sobre a situação de alguns moradores que construíram suas casas em uma área pública e também de preservação permanente (APP) no Setor Cimba. “É bom a gente lembrar um pouco do passado. Araguaína era uma cidade que tudo podia, invadir área pública, invadir beira de córrego, invadir nascente. Aqui era um descontrole total, em relação às áreas públicas e às áreas de preservação permanente”, pontuou o prefeito citando a região do Cimba.

“Ali não foi diferente. As pessoas ocuparam irregularmente a beira do Córrego Canindé, a nascente do córrego, e uma metade de uma avenida ali em frente ao CAT [Centro de Atividades do Trabalhador]. Então, a área pública tem que ser olhada com cuidado, a responsabilidade é do gestor”, explicou.

De acordo com o prefeito, aproximadamente 350 famílias que estavam em APP ou em área pública foram contempladas ou estão sendo contempladas com uma casa do Programa Minha Casa Minha Vida. “Então ali, especificamente no Cimba, é o que está ocorrendo. Todas as famílias estão, sem dúvida nenhuma, tendo a oportunidade de melhorar de vida e ter segurança familiar”, completou.

Dimas ainda destacou sobre a importância do parque. “O Parque Cimba vai atender milhares de pessoas, quase toda a população é diretamente beneficiada por aquela obra”, afirmou.

Obras e recursos

O prefeito também respondeu a outros questionamentos com relação a obras que estão em andamento na cidade através da parceria com os governos Estadual e Federal. Dimas deu exemplo da recuperação das ruas do Bairro São João.

Segundo Dimas, a recuperação do setor está dentro do projeto da época em que era secretário estadual das Cidades. “Em 2010, assumimos, a convite do então governador Siqueira Campos, a Secretaria das Cidades do Estado. A partir daí, o Governo licitou as obras e no final do governo passado, as obras foram iniciadas”, explicou.

Ainda de acordo com o prefeito, no Bairro São João foi iniciado com um tapa buraco para depois vir com o recapeamento. “Do Maracanã, Itaipu, também foram iniciadas, a parte da drenagem. Entrou um novo governo e paralisou essas obras, ficou praticamente um ano inteiro sem nenhum tipo de atividade”, disse.

“As obras do Maracanã e Itaipu foram retomadas. Mas o outro contrato que é maior, que é no valor de quase R$ 45 milhões, que envolve Bairro São João, Araguaína Sul, Tereza Hilário, Raizal, Setor Tocantins, Morada do Sol, Ana Maria; esse contrato ainda não recebeu a ordem de serviço do Governo do Estado. Embora, esteja totalmente regular e pronto para que as obras sejam iniciadas”, explicou o prefeito.

Encontro com o governador

Dimas aproveitou o programa para informar que no próximo dia 16 estará em um encontro com o governador Marcelo Miranda para definir sobre essas obras em parceria com o Estado. “Agora estou indo até o governador, se o problema for o recurso da contrapartida e o Estado falar que não tem, eu vou falar: pode fazer que nós vamos arrumar esses R$ 2 milhões de contrapartida”, declarou o prefeito.

“O que interessa é que a população seja beneficiada e essas obras são muito importantes. E atendem uma grande parte do nosso Município. Então a gente tem outras obras; o Governo Federal está passando por dificuldades e não repassa o dinheiro a tempo, mas tenha a certeza, o que a gente iniciou, a gente vai concluir”, finalizou Dimas.

Participação

O programa de rádio “Fala, Prefeito!” vai ao ar todas as segundas-feiras, às 7h, com reprise às sextas-feiras, no mesmo horário, em três rádios da cidade. No programa, o prefeito faz anúncios dos trabalhos que estão em andamento, o que está sendo planejado e será realizado pela administração municipal, além de proporcionar um espaço para esclarecimento de dúvidas da comunidade.

A participação da comunidade é feita por meio de perguntas que podem ser enviadas no e-mail falaprefeitoaraguaina@gmail.com. Qualquer pessoa pode acompanhar e participar.