Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Lino Vargas e John Souza

O Carnaval de Gurupi 2016 acabou mas os ganhos para a economia do município ainda são comemorados pelos comerciantes. Com resultados positivos, a quantidade de turistas que lotaram a cidade surpreendeu e mostrou a força do turismo cultural e do comércio gurupiense. Esta foi a constatação do Sindicato do Turismo e Hospitalidade do Estado do Tocantins, cujos diretores foram pessoalmente agradecer ao prefeito Laurez Moreira.

Diz a carta que o Carnaval de 2016 foi o melhor carnaval dos últimos anos, principalmente para a rede de hotéis, bares e restaurantes, o que possibilitou ao setor o oferecimento de mais oportunidades de trabalho e contribuindo com o crescimento econômico e social de Gurupi.

“Três hotéis atingiram lotação máxima e o restante, cerca de 80% dos quartos foram ocupados. Sem exceção, todos estão satisfeitos com o resultado. Sempre é importante a participação da prefeitura nesse evento que já tem um nome em todo o Brasil, e quando a gestão consegue alavancar ainda mais esse potencial é de se comemorar em dobro”, afirma a Presidente do Sindicato de Turismo e Hospitalidade do Tocantins, Maria Lúcia. 

O prefeito Laurez Moreira aproveitou a oportunidade para apresentar ao grupo de empresários que entregou a carta, todas as obras e projetos que a Prefeitura está implantando. “Fizemos o melhor Carnaval do Norte do Brasil e isso atrai investimentos para o Município não só no período de Carnaval, mas para o resto do ano pela boa imagem que transmitimos”, afirma o Prefeito que complementa: “Quero também parabenizar também os empresários que prestam um ótimo serviço aos gurupienses e receberam muito bem os turistas”, parabeniza.

Aquecimento da economia

Segundo a Diretoria da Indústria e Comércio da Secretaria da Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente de Gurupi houve um aumento de 90% nas vendas comparado com o mesmo período de 2015.

O aquecimento do comércio no município pode ser registrado, por exemplos, nos restaurantes. Caíque, diretor do Décio Auto Posto, comemora o fluxo de turistas que aumentou consideravelmente a movimentação do restaurante que fica dentro do Posto.

“Neste período de carnaval aumentou significativamente o fluxo de pessoas no restaurante. Uma das maiores movimentações de todos os carnavais. Nossos maiores clientes foram turistas, que por muitas vezes recebiam indicações da população, ou já conheciam nosso restaurante por divulgações em redes sociais”, afirma.

Turismo

A rede hoteleira, que é uma das melhores do Norte do Brasil, teve a maior lotação de sua história. No último ano vários hotéis de ponta foram inaugurados.  O aumento em procuras e reservas pode ser constatado nos seguintes números: mais de 80% dos leitos foram ocupados em todos os hotéis da cidade, sendo que no Grande Hotel, Veneza e Via Norte a lotação alcançou 100%.  

“Neste ano de 2016 tivemos satisfação total, sem dúvida alguma superamos a expectativa. Há 15 anos não víamos tantas pessoas assim na Avenida. Até os apartamentos que eram desocupados, rapidamente já eram reocupados por mais turistas”, frisa a proprietária do Hotel Veneza, Keila Poleto, que complementa: “As matinês mantiveram a tradição. O sucesso foi tão grande que abrimos horários especiais para o nosso restaurante, que começou a funcionar a partir das 06h até ás 23h em todos os dias de carnaval”.

Turistas franceses

Dois franceses estiveram em Gurupi para curtir o Carnaval. Seb Viallet e Washington Oliveira (brasileiro naturalizado francês) gostaram muito da folia de Gurupi. “Foi bem organizado. O policiamento estava excepcional”, disse Washington.

Seb afirma que pretende voltar mais vezes. “Como todos dizem, é o melhor Carnaval do Norte do Brasil, e recomendo para todos os meus amigos virem curtir assim como eu”, destaca.