Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

Durante a manhã desta quarta feira, 17, a gerência de Desporto Educacional da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) esteve reunida com entidades parceiras para debater os Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins (ParaJets) e, juntos, elaborar o regulamento da competição para 2016.

A reunião com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e com a Gerência de Educação Especial da Seduc identificou que será necessário desenvolver um trabalho de divulgação dentro de cada instituição para conscientizar novos atletas a se engajarem na competição. Durante o encontro foi debatido também o regulamento da competição dos Parajets e como a competição será desenvolvida em 2016, suas modalidades, categorias, etapas e regiões onde será realizada.

Em 2015, durante as Paralimpíadas Escolares, o Tocantins teve em seu quadro de atletas competidores que foram destaque nacional com quebra de recordes. De acordo com a gerente do Desporto Educacional, Maria de Jesus dos Santos Duarte, esses resultados são frutos de um trabalho conjunto, em especial o dos professores, juntamente com os alunos nas unidades de ensino.

“O trabalho desenvolvido pela Educação Especial da Seduc, com professores que se dispõem ao voluntariado para o melhor desenvolvimento destes alunos/atletas, aliado às atividades das Apaes de todo o estado, fazem com que os nossos alunos despertem o potencial que tem para o esporte” disse.

“O resultado que hoje estamos colhendo, quanto ao desempenho de nossos jovens paratletas, mostra que a formação de uma base voltada ao esporte, junto com nossos parceiros, nos aponta que esse é o caminho que devemos percorrer para o fortalecimento dos nossos paratletas em todo o estado”, concluiu a gerente do Desporto Educacional.