Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Alunos participam de aula do Pronatec em Palmas, em 2015

Alunos participam de aula do Pronatec em Palmas, em 2015 Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira Alunos participam de aula do Pronatec em Palmas, em 2015  Alunos participam de aula do Pronatec em Palmas, em 2015

A Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) prorrogou o prazo para inscrições no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Anteriormente previstas para encerrar na segunda-feira, 15, as inscrições, que iniciaram no dia 5 de fevereiro, seguem, agora, até o próximo dia 21.

De acordo com o setor responsável pelo programa, além das inscrições, outras etapas da seleção do Pronatec também sofreram alteração. Conforme o novo cronograma, a análise de currículos será feita entre os dias 22 e 24 de fevereiro e o resultado do credenciamento será no dia 25.

Ao todo, são ofertados 59 cursos, distribuídos em 43 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e 16 cursos técnicos. Neste ano, as capacitações contemplarão mais de 1.500 vagas para os estudantes e cerca de 400 vagas para professores e instrutores que desejam trabalhar no referido programa. A previsão para o início das aulas é para novembro.

O objetivo da Seduc, como ofertante do Pronatec, é contribuir para a superação das desigualdades socioeconômicas do campo e da cidade, bem como propiciar aos estudantes o acesso aos mais elevados níveis de conhecimento, saberes e experiências que permitam a compreensão da integração entre trabalho, ciência, tecnologia, cultura, arte, sociedade e ambiente.

Em parceria com o Ministério da Educação, a Seduc, por meio desse programa, pretende trabalhar as demandas da Secretaria de Estado de Turismo (Sedetur), Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Sistema Nacional de Empregos (Sine), Vale Mineradora (VLI - MG), bem como as demandas Seduc.