Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Adilvan Nogueira Ministro Helder Barbalho destacou a importância do envolvimento de toda a sociedade no controle do vetor do zika vírus Ministro Helder Barbalho destacou a importância do envolvimento de toda a sociedade no controle do vetor do zika vírus

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), realizou nesta sexta-feira, 19, em Gurupi, o Dia “D” de mobilização para combate ao mosquito Aedes Aegypti. A campanha está sendo realizada em toda a rede estadual de ensino do Tocantins e o lançamento contou com as presenças do Ministro Chefe da Secretaria Nacional dos Portos, Helder Barbalho, da vice-governadora Claudia Lelis, do secretario Adão Francisco de Oliveira, além do prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.  

Promovida nacionalmente pelo Ministério da Educação (MEC), a ação foi realizada no Centro de Ensino Médio de Gurupi, onde as autoridades e os parceiros da Seduc na mobilização foram recepcionados pelos alunos e professores.  O Dia “D” de mobilização e combate ao mosquito Aedes Aegypti também acontece nas sedes de todas as Diretorias Regionais de Educação (DRE), com o objetivo de mobilizar e conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de prevenir a proliferação do mosquito vetor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

De acordo com o ministro Helder Barbalho, é fundamental o envolvimento de toda a rede de ensino, dos alunos, professores e colaboradores, para vencer a disputa contra o vírus que vem se proliferando em todo o Brasil. “O governo federal compreende que as escolas estão presentes em cada local deste país. São locais onde se podem orientar as formas de fazer o combate ao mosquito e a partir das quais podemos ter multiplicadores espontâneos  nessa campanha”, disse.

Para Adão Francisco de Oliveira, as ações junto à comunidade escolar serão como um dever de casa. O secretário entende que as escolas são ambientes ideais de repercussão e orientação para fazer o combate ao vetor, garantindo que o Tocantins possa vencer esta guerra. “Nós temos duas situações especificas: a primeira parte é o que vamos desenvolver este ano, que é sustentabilidade e educação; a segunda é a conscientização para vermos todos engajados no combate ao vetor destas três doenças que tem causado grandes transtornos à saúde publica no Brasil”, complementou.  

A vice-governadora Claudia Lelis buscou chamar a atenção quanto às responsabilidades de todos nesta campanha. Na ocasião, ela falou sobre os riscos e as consequências provocadas pelas três doenças que são transmitidas pelo mesmo mosquito vetor, o Aedes Aegypti. “O Tocantins abraçou esta campanha. Hoje é o dia D, mas nós sabemos que a única forma de nos proteger e vencermos esta batalha é através de uma força tarefa, com a união do Governo do Estado, dos governos federal e municipais, além de toda a sociedade. Esta é uma luta de todos nós”, concluiu.