Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A ministra da Agricultura, senadora Kátia Abreu, coordena nesta segunda, 29 e terça, 1° de março, em Palmas/TO, o seminário Diálogo Brasil-Japão: Intercâmbio Econômico e Comercial em Agricultura e Alimentos no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). O encontro terá a participação do vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Hiromich Matshushima e do embaixador japonês no Brasil, Kunio Umeda.

O seminário está previsto para iniciar-se às 8h30 da segunda-feira, no auditório Cuica, da Universidade Federal do Tocantins (Avenida NS 15, 109 – Plano Diretor Norte) e será composto de dois momentos. No primeiro, na segunda-feira,  apresentações no período da manhã no Cuica, que se encerra com uma coletiva de imprensa às 12h30. Já o período vespertino será preenchido por  reuniões técnicas, realizadas no Hotel dos Girassóis Plaza (Quadra 103 Sul, Conjunto 3, Lote 39 B e 39 C).  A segunda parte do Diálogo Brasil-Japão prevê na terça, 1º, visitas ao Projeto São João e Indústria Granol (Porto Nacional), ao projeto do Porto da Hidrovia do Tocantins e ao Terminal de Cargas da Ferrovia Norte-Sul onde haverá uma apresentação da VLI.

Também confirmaram presenças no encontro os governadores do Tocantins, Marcelo Miranda, do Piauí,  Wellington Dias, do Maranhão, Flavio Dino e da Bahia, Rui Costa. Além do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Carlos Martins, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, desembargador Ronaldo Eurípedes, presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado estadual Osires Damaso e prefeito de Palmas, Carlos Amastha.

Dentre os empresários japoneses, estarão no seminário os presidentes da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil, Toshifumi Murata (conselheiro do Banco de Tókio-Mitsubshi), o presidente da Mitsui & Company,  Shinji Tsuchia, o presidente da S.C. Toyota Tsusho do Brasil, Yoshifumi Araki,  o diretor presidente da Mitsubishi Corporation do Brasil, Aiichiro Matsunaga (também presidente da Comissão de Relações Institucionais da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil) e ainda o presidente da Ajinomoto do Brasil, Taro Fujie (também presidente do Departamento de Gêneros Alimentícios da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil. O seminário está previsto para iniciar-se às 8h30 da segunda-feira, no auditório Cuica, da Universidade Federal do Tocantins (Avenida NS 15, 109 – Plano Diretor Norte).

Além de palestras e apresentações técnicas a serem proferidas pela ministra Kátia Abreu, vice-ministro japonês Hiromichi Matshushima, governadores, técnicos do governo federal e diretores de grandes corporações japonesas,  será assinado durante o encontro o Memorando de Cooperação entre o Governo do Japão e o Governo do Brasil no campo da agricultura e alimentação, a ser formalizado entre a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, e o embaixador japonês no Brasil, Kunio Umeda.

Também serão criadas durante o seminário Diálogo Brasil-Japão: Intercâmbio Econômico e Comercial em Agricultura e Alimentos no Matopiba a Frente Estadual dos Deputados do Matopiba e Frente Municipalista dos Prefeitos do Matopiba, que vem somar-se à já criada Frente Parlamentar do Matopiba,  oficializada no ano passado na Câmara dos Deputados.

Dados sobre o Matopiba

A região do Matopiba compreende 73 milhões de hectares, distribuídos em 31 microrregiões, 337 municípios e abrange uma população de 5,9 milhões de habitantes. É considerada atualmente a nova fronteira agrícola formada por áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e da Bahia. O novo programa tem por objetivo aumentar a produtividade dos pequenos agricultores. Dados do Ministério da Agricultura mostram que, diferentemente das cidades, que contam com 50% da população na classe média, o campo tem apenas 16% de produtores nesta faixa de renda. A região produz, atualmente, cerca de 10% da produção de grãos no Brasil. É estratégico para a ascensão social dos pequenos produtores locais e para o incremento da produção e da exportação agropecuária do País.

O Maranhão ocupa 32,77% de todo o território do Matopiba, com 23,9 milhões de hectares em 135 municípios. O Tocantins tem 37,95% da área, 27,7 milhões de hectares e 139 municípios. Já o Piauí representa 11,21%, tem 8,2 milhões de hectares e 33 municípios e a Bahia ocupa 18,06% da área, com 13,2 milhões de hectares e 30 municípios. A proposta de delimitação foi feita pelo Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (GITE), da Embrapa.

O clima favorável, o perfil dos produtores e a legalidade de novas áreas a serem abertas trazem boas perspectivas para a região. No caso da soja, por exemplo, os quatro estados aumentaram significativamente sua produção na safra de 2014/2015 em relação à 2013/2014. Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Bahia teve crescimento de 20,3% (produção total de 3,979 milhões de toneladas), o Piauí, 18,6% (1,766 milhões de toneladas), o Maranhão, 16,4% (2,123 milhões de toneladas) e o Tocantins, 13,5% (2,335 milhões de toneladas).

Entre 1973 e 2011, a produção de soja passou de 670 mil toneladas para mais de 7 milhões. E a de grãos saltou de 2,5 milhões de toneladas para mais de 12,5 milhões no mesmo período. O total produzido de soja deverá saltar de 18.623 milhões de toneladas da safra 2013/2014 para 22.607 milhões de toneladas em 2023/2024, aumento de 21%.

Ainda assim, do total de 250.238 estabelecimentos rurais, 85% têm mais que 100 hectares e exploram principalmente lavouras temporárias e permanentes, hortícolas, bovinos, leite, porcos, aves e ovos.

Os dados coletados pela Embrapa mostram concentração de renda e pobreza na região. Do total de estabelecimentos, 80% são muito pobres (renda mensal de 0 a 2 salários mínimos) e geraram apenas 5,22% de toda a renda bruta do Matopiba. 14% são pobres e geraram 8,35 % da riqueza na região. 5,79% são classe média e responsáveis por 26,74% da renda. Somente 0,42% das propriedades são ricas (renda mensal de 200 salários mínimos) e geraram 59% da renda bruta da região.

Programação

Segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Parte I (Sessão de Abertura)

Local: Auditório Cuíca - Universidade Federal de Tocantins – UFT

 Avenida NS 15, 109 – Plano Diretor Norte, Palmas/TO


Programa do evento – Segunda-feira – 29 de Fevereiro de 2016 – Período Matutino

8h30min – Credenciamento

9h – Abertura

9h15- Pronunciamento Ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu

9h25min-Pronunciamento  Vice-Ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Hiromichi

9h35min-Pronunciamento Governador do Estado do Tocantins, Marcelo Miranda

9h50min-Pronunciamento Governador do Estado do Maranhão, Flávio

10h05min-Pronunciamento Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias

10h20min – Pronunciamento  Governador do Estado da Bahia, Rui Costa

Apresentações/ Palestras

Tema: Matopiba: Horizontes e Oportunidades na Maior Fronteira Agrícola do Mundo

Palestrante: Ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu

Horário: 10h35

Tema: Panorama e Perspectivas dos Investimentos Japoneses no Brasil

Horário: 11h05min

Palestrantes:

Presidente da Mitsui & Company (Brasil), Shinji Tsuchia

Presidente da S.C.Toyota Tsusho do Brasil, Yoshifumi Araki

Diretor-Presidente da Mitsubishi Corporation do Brasil e Presidente da Comissão de Relações Institucionais da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil, Aiichiro Matsunaga

Presidente da Ajinomoto do Brasil e Presidente do Departamento de Gêneros Alimentícios da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil, Taro Fujie

Atos a serem assinados

Memorando de Cooperação entre o Governo do Japão e o Governo da República Federativa do Brasil no Campo da Agricultura e Alimentação - Ministra Kátia Abreu e pelo Embaixador Kunio Umeda.

Horário – 12h05

Ato de criação da Frente Estadual dos Deputados da Região do MATOPIBA

Horário -  12h15

Ato de criação da Frente Municipalista dos Prefeitos da Região do MATOPIBA

Horário – 12h20

Coletiva à imprensa

Horário – 12h35

Parte II – Segunda-feira – 29 de Fevereiro de 2016 – Período Vespertino

Local: Hotel dos Girassóis Plaza - Sala 1, Quadra 103 Sul, Conjunto 03, Lote 39 B e 39 C, Palmas/TO

Programação

Diálogo Empresarial  - Discussões técnicas internas

Credenciamento do Início do Diálogo Empresarial  - 14h

Apresentação -  O Ambiente para a Realização de Investimentos Estrangeiros no Agronegócio Brasileiro

Secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,Fernando Furlan

Diretor do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Saboya Martins

Apresentação da Zona de Especial de Negócios – ZEN

Intervenções Temáticas

Horário – 15h10

1) O Desenvolvimento da Infraestrutura de Transportes na Região do Matopiba

Secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC/MPOG), Maurício Muniz Barreto de Carvalho

Vice Diretor-Geral para Ambiente e Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Conselheiro Tatsuya Kajishima

Secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC/MPOG), Maurício Muniz Barreto de Carvalho

 Secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos do Estado do Tocantins, Sérgio Leão

Secretário de Infraestrutura do Estado do Maranhão, Clayton Noleto Silva

Secretária de Infraestrutura do Estado do Piauí, Janaína Marques

Secretário de Infraestrutura em Transporte, Energia e Comunicação no estado da Bahia, Marcus Benicio Foltz Cavalcanti

Chefe-Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo Miranda

2)Mecanismos de Financiamento Japonês para Projetos Estaduais de Infraestrutura

Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Nassar

3)Questões sobre o Sistema Tributário Brasileiro

Representante do Ministério da Fazenda/Receita Federal

4) Mecanismos de Cooperação do Lado Japonês com os Setores Público e Privado Brasileiros Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Maurício Lopes

Representante da JICA (Embaixada do Japão)

5. Procedimentos Alfandegários no Brasil

6. Outros Temas de Interesse do Lado Brasileiro

Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Eduardo Rangel

7. Outros Temas de Interesse do Lado japonês

Diretor Geral da CKC São Paulo, Tatsuro Yamaguchi

Diretor Presidente de NH Foods do Brasil e Presidente do departamento de Gêneros Alimentícios da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil, Masahiro Nishiura

Presidente de Mitsui Alimentos Ltda. e Presidente do departamento de Gêneros Alimentícios da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil, Yoshihiro Yamamura

Diretor de Gabinete de América Latina e Caribe, Divisão de América, Secretaria de Política Comercial, Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Hiromitsu Sugawara

Réplica do lado brasileiro

Diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Guilherme Marques

Diretor do Departamento de Inspeção dos Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Luiz Vargas

Representante da ANVISA

Parte III (Visitas Técnicas) – Terça-feira, 1º de março de 2016 – Período Matutino

Local: Porto Nacional

9h-  Deslocamento até o Projeto São João

Recepção pelo Prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade

Visita ao Projeto São João, com produção de manga, banana, abacaxi e açaí

10h- Deslocamento até a Empresa Granol

Visita a empresa Granol, de processamento de grãos

Visita ao Projeto do Porto Hidrovia Tocantins

13h15-Deslocamento para o Terminal de cargas da Ferrovia Norte Sul

Apresentação da VLI (Terminal de Cargas da Ferrovia Norte Sul)