Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação Bandidos explodem agência de Araguatins Bandidos explodem agência de Araguatins
  • Dinheiro apreendido em Ponte Alta do Bom Jesus

De acordo com informações divulgadas pelo comandante geral da Polícia Militar, Glauber de Oliveira Santos, na noite desta última terça-feira, 1° de março, cerca de 30 bandidos bloquearam o quartel da 4ª Companhia Independente da PM em Araguatins com um carreta e dois caminhões, tentado invadi-lo. Segundo o comandante, no mesmo instante, houve a explosão da agência do Banco do Brasil da cidade. "Nesse mesmo tempo, houve a explosão da agência do Banco do Brasil da cidade. Policiais militares de folga, bravos guerreiros que não fogem à missão, ao saber do ocorrido, prontamente passaram a agir e houve, também, troca de tiro", informou. 

De acordo com Glauber de Oliveira, a ação de tentar invadir o quartel não teve êxito graças à pronta reação dos militares de serviço na guarda do quartel que revidaram a agressão, trocando tiros com os bandidos que tentavam invadir as instalações. Na agência do Banco do Brasil, de acordo com o comandante da PM, um policial ficou ferido mas seu estado de saúde é estável. "Civis foram feitos como reféns, e segundo informações preliminares, todos foram libertados e não foram feridos", explicou. 

Segundo informações, os autores do roubo fugiram por vias aquática e terrestre. Segundo o comandante da PM, parte do bando foi interceptado por policiais militares de Augustinópolis, havendo novamente troca de tiros em que três militares foram feridos mas passam bem. Foi definida estratégia de reação e um efetivo de apoio logístico para capturar os bandidos. Policiais do Estado do Maranhão também estão reforçando as buscas. "Sinto-me solidário com cada policial militar que participou da ação e que com certeza correu sérios riscos no cumprimento da missão", informou o comandante Glauber de Oliveira. 

SSP/TO

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/TO) informou que foi enviado reforço com equipes especializadas de Palmas para Araguatins, sendo a Delegacia de Investigações Criminais (Deic), o Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote) e serviço de Inteligência da Polícia Civil para dar suporte às investigações, em andamento por policiais civis da Regional de Araguatins.

A SSP esclareceu que a perícia oficial também foi reforçada, atuando logo após ser acionada, com o objetivo de preservar o local e realizar análises que possam contribuir para elucidação do crime. Ainda de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Civil do Tocantins trabalha em conjunto com as polícias dos Estados limítrofes, tanto no que se refere ao serviço de inteligência, quanto com equipes operacionais. 

Ponte Alta do Bom Jesus 

Em diligência com o objetivo de capturar os infratores suspeitos pelo envolvimento ao roubo dos correios em Ponte Alta do Bom Jesus, policiais militares do Destacamento de Aurora abordaram no fim da tarde dessa terça, 1° de março, três indivíduos que estavam em um posto de combustível. 

Segundo a PM, eles estavam em um veículo gol vermelho roubado em uma fazenda e ao serem abordados, reagiram atirando contra os policiais militares. Diante da abordagem em que houve troca de tiros, os infratores fugiram deixando no veículo, uma pistola e dois revólveres, bem como dinheiro roubado ou parte dele, informação está sendo verificada no momento. Policiais militares continuam na busca pelos indivíduos que fugiram para um matagal próximo.

A Polícia Militar ressalta que em operação conjunta com a Polícia Federal e a Polícia Civil, um suspeito já se encontra detido. Além disso, os reféns foram liberados. (Com informações Ascom PM) (Matéria atualizada às 11h46min)