Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenna Borges

Foto: Lenna Borges

As tendências climáticas para a produção agrícola é tema de uma das palestras que serão ministradas na próxima terça- feira, 09, durante a Abertura Oficial da Colheita de Grãos no Estado do Tocantins - Safra 2015/2016. O evento acontece na Fazenda Nossa Senhora do Carmo, no km 22 da TO-050, sentido Palmas Porto Nacional, a partir das 14 horas.

O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceira com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Grupo Irmãos Rossato.

Na palestra o meteorologista da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), José Luiz Cabral da Silva Junior, apresentará o estudo realizado pelo Governo do Estado, por meio da Unitins e Seagro, sobre a situação pluviométrica no Tocantins. “O clima é importante para a tomada decisão no setor agrícola e esse ano não foi favorável para a agricultura no Estado. Vamos apresentar as tendências de clima para o próximo ano agrícola e também as ferramentas que vai auxiliar o produtor nas tomadas decisões, evitando prejuízos”.

O estudo já está disponível na internet com domínio público, através das ferramentas dos órgãos oficiais de meteorologia no país, e também no Portal da Agrometeorologia da Seagro: http://agrometeorologia.seagro.to.gov.br.

Safra 2015/2016

De acordo com o gerente de Agricultura da Seagro, Genebaldo Queiroz, apesar das dificuldades vividas pelos produtores nesse momento, devido à falta de chuva, em vez de lamentar, produtores e governo devem decidir em transformar os problemas em oportunidades. “A função do evento é consolidar ainda mais o conhecimento do produtor a respeito das variações climáticas, dando apoio institucional no propósito de minimizar os efeitos de quaisquer intemperes que ameaçam os bons resultados da agropecuária tocantinense”.

Parcerias

Também são parceiros neste evento, o Governo Federal, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (Faet), Unitins, Cooperativa Agropecuária de Pedro Afonso (Coapa), Sistema OCB Tocantins e empresas privadas: Frísia, Produtécnica, Celeiro, Uniggel, Semeando o Futuro, KWS, AEAT, Engenharia Agronomos, Semear.

Programação

14h30 – 15h: Manejo de Adubação – Embrapa – Palestrante Adilson de Oliveira Junior

15h00 – 15h30: Seguro Agrícola – Leauto Corretora – Leopoldo Marques

15h30 – 16h: Tendências Climáticas para a Produção Agrícola – Unitins - José Luiz Cabral da Silva Junior

16h00 – 16h30: Abertura Oficial – Autoridades

16h50 – 17h30: Visita a Campo