Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após quase oito meses de trabalho, a Justiça Eleitoral do Tocantins encerrou na última sexta-feira, 4, a Revisão Eleitoral e Recadastramento Biométrico em 53 municípios, distribuídos em 12 Zonas Eleitorais. Ao todo 214.816 mil eleitores compareceram aos cartórios eleitorais para a atualização dos dados cadastrais e a identificação biométrica, já os cerca de 53.700 mil faltosos poderão ter seus títulos cancelados. Contudo, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) já comemora o cumprimento da meta de 80% do eleitorado recadastrado.

“Os números ainda não estão consolidados, uma vez que todos os cartórios se comprometeram em atender até o último eleitor nesta sexta-feira e muitos vão adentrar à noite nesse trabalho. Mas já estamos muito felizes, pois, fechamos recadastrando mais de 80% do eleitorado das 12 zonas. O percentual é resultado do trabalho de juízes e servidores eleitorais que se dedicaram com afinco garantindo o acesso dos cidadãos tocantinenses a essa obrigação eleitoral. Parabéns a todos os envolvidos!”, avalia a presidente do TRE-TO, desembargadora Ângela Prudente. 

Para conferir a movimentação no último dia, o giro da Revisão Eleitoral percorreu todas as 12 zonas em Revisão, passando nesta sexta pelas regiões central e norte do Estado para acompanhar de perto o trabalho.

Na 5ª Zona Eleitoral de Miracema, que também abrange os municípios de Tocantínia e Lajeado muitos eleitores, a maioria indígena, procuraram o cartório nesta sexta-feira. “Intensificamos a divulgação nessa reta final e isso ajudou a garantir que o eleitor não revisado procurasse o cartório”, conta a chefe do cartório Auryany Fonseca.

O chefe de cartório de Miranorte, Michel Silva Azevedo, conta que a movimentação no último dia foi tranquila, porque a mobilização vinha sendo feito muito antes, com os carros de som e panfletagem. “Foi um trabalho árduo de conscientização da população, com o atual cenário foi difícil trazer o eleitor até o cartório, o descredito com a política estava refletindo na motivação das pessoas de comparecer às urnas nessas eleições. Ainda sim, alcançamos o índice de mais de 80% do eleitorado”, explica.

“Eu ainda acredito que é através do voto que podemos mudar a nossa realidade e diminuir a corrupção na politica”, ressalta o estudante Carlos da Costa, de 18 anos, morador de Miranorte. Ele irá votar pela primeira vez nessas eleições.

Em Guaraí a movimentação nesta sexta-feira também se manteve tranquila. A Zona Eleitoral também já cumpriu a meta do TRE-TO ao revisar mais de 80% dos eleitores. Para o juiz eleitoral, Ciro Rosa de Oliveira, o recadastramento biométrico é de extrema importância nesse momento. “A identificação da digital na hora do voto é a garantia para o cidadão que o sistema eleitoral é inviolável”, revela.

A última zona visitada pelo giro da Revisão Eleitoral foi a 4ª ZE de Colinas. Mesmo sendo a segunda maior zona em revisão nesta 4ª Fase, a unidade manteve durante todo o dia uma movimentação tranquila. A expectativa é atender hoje, até o início da noite, mais de 500 eleitores que deixaram a revisão para a última hora. “Vamos atender até o último eleitor e tudo isso sem grandes filas e tumultos, pois o trabalho de divulgação junto ao eleitorado da ZE colaborou para que muitos não procurassem o cartório só no último dia”, afirma a chefe do Cartório, Dirce Meire Carmo Souza.

Ainda não é possível afirmar quantos títulos poderão ser cancelados, o número final da Revisão em todas as 12 zonas será divulgado pela Justiça Eleitoral na próxima semana.