Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

Foto: Juliano Ribeiro

Um dos grandes desafios das propriedades rurais, em especial das que utilizam a técnica de confinamento, é tornar a propriedade uma atividade empresarial. Com a finalidade de apresentar estratégias para que o produtor enfrente momentos adversos, informando-os sobre tecnologias que servem para melhorar a produtividade e a eficiência dos rebanhos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e as empresas privadas Agroquima /Fosquima e Dow AgroSciences, realizam na próxima sexta-feira, 18, o 5º Encontro sobre Confinamento na Região do Matopiba. 

O evento acontece das 8h às 12h10, no auditório do Sebrae Tocantins, em Palmas, com a parceria do Sebrae, Prefeitura de Palmas, Universidade Católica do Tocantins, e empresas privadas como a MB Parceiros, Alta Genetics, Elétrico Solar,  Tocantins Contabilidade e Mercantil Victor.  

De acordo com a médica veterinária e diretora de Políticas para a Pecuária da Seagro, Érika Jardim, o encontro vem informar ao pecuarista que acha que o confinamento é viável para as condições dele sobre o manejo alimentar, principalmente na questão da gestão para o sucesso dessa estratégia.

Segundo a diretora, o confinamento não é a única forma de produzir animais de corte, mas pode ser usado em determinados momento do ciclo pecuário, na terminação daqueles animais vindos da recria de pastagens, para que sejam finalizados no confinamento. “É aproveitar os momentos estratégicos, possibilitando que o produtor ganhe tempo e produza um animal de boa qualidade, no momento em que o mercado de abate esteja precisando”, reforça Erika Jardim. 

Programação:

8h às 8h30 – Credenciamento e abertura do evento

8h40 às 9h20 – Palestra Sucesso do Confinamento começa no Pasto. Thiago Teixeira de Menezes – Zootecnista /Dow AgroSciences.

9h30 às 10h10 – Palestra Grão Inteiro. Bruno Vasconcelos Silva – Médico Veterinário Especialista em Nutrição de Bovino de Corte/ Agroquima.

10h40 às 11h20 – Palestra Alimentos utilizados para ovinos em confinamento. Professor Doutor Zootecnista, João Gonçalves Neto – Faculdade Católica do Tocantins

11h30 às 12h10 – Palestra 10 Ferramentas Práticas para Gestão da Pecuária Intensiva. Zootecnicta, Especialista em Administração Rural, Maurício Bassani – Empresa MB Parceiros .