Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Parque Estadual do Cantão é uma unidade de conservação de proteção integral que faz parte do Sistema Estadual de Unidades de Conservação do governo do Estado do Tocantins. No Estado órgão responsável pela gestão do Parque é o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Com mais de 90 mil hectares, o Parque Estadual do Cantão foi criado em 1998. A unidade de conservação fica em Caseara, a 260 km de Palmas e está inserida em uma área de transição entre os biomas Cerrado e Floresta Amazônica, além de conter elementos representativos do pantanal.

Segundo registros informados pelo Instituto Araguaia, foram identificadas 55 espécies de mamíferos, 453 de aves, 301 de peixes, e 63 espécies de répteis. Animais como ariranhas, onças e harpias são vistos na UC, tornando o parque uma área de grande relevância para sua preservação.

Passeios

As trilhas de ecoturismo do Parque Cantão para visitas serão o circuito Cega-Machado, composto por um grupo de trilhas com 7.500 metros ao redor dos lagos da Benta, das Três Pernas, do Cega-Machado e da Cabana. Esse circuito pode ser dividido em dois trechos: a trilha ao redor do Lago da Benta (A) com 3.500 metros; e a trilha ao redor dos lagos Três Pernas, Cega-Machado e Cabana (B), com 4.000 metros.

O Parque do Cantão tem entrada gratuita e deve ter a visitação agendada pelos turistas.