Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Foto: Carlessandro Souza

Foto: Carlessandro Souza

Visando proporcionar a capacitação profissional gratuita a 465 mulheres em todo o Estado, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), realiza nessa segunda-feira, 21,o lançamento do Projeto Jeito de Mulher. O evento está marcado para às 9h30 na unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Gurupi e conta com a presença do Governador Marcelo Miranda.

Com recursos da Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, e contrapartida do Estado, o Projeto tem recurso de mais de R$ 880 mil e visa atender preferencialmente mulheres de baixa renda, na condição de desemprego ou subemprego e aquelas que almejem a inserção no mercado de trabalho.

Além disto, um grande diferencial do Jeito de Mulher é a capacitação de mulheres para atuarem em áreas ocupadas predominantemente pelos homens. Para a gestora da Setas, Patrícia Amaral, é esse diferencial que torna o projeto tão especial "As mulheres ainda sofrem com preconceito e o Jeito de Mulher veio para torná-las aptas para profissões cujo paradigma faz com que a sociedade acredite não ser espaço para mulher. Somos capazes de fazer tudo, basta querermos", comentou.

O projeto, dividido em duas etapas, levará cursos de qualificação voltado para as mulheres a oito municípios do estado. Sendo eles: Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. Nesta primeira etapa, os cursos serão realizados pelo Instituto Geralda Aldira, atendendo a 180 mulheres de seis municípios, 15 por curso. A segunda etapa, com 285 vagas, está em fase de licitação da empresa para ministrar as capacitações.

Lançamento

O primeiro município a receber o Projeto Jeito de Mulher será Gurupi. A partir desta segunda, as mulheres do município poderão se inscrever nos cursos de Eletricista de Instalações Comerciais e Residenciais, com 180 horas, e Instalador de Alarme Residencial, com 80 horas.

Cursos
Eletricista de Instalações Comerciais e Residenciais
 Instalador de Alarme Residencial
Instrutor de Trânsito,
Mecânica de Injeção Eletrônica
 Mecânica de Manutenção de Motocicletas
Mecânico de Motor A Gasolina E Álcool
Operador de Máquinas Agrícolas
Operador de Retroescavadeira
Pedreiro d Produção de Derivados do Leite