Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Foto: Carlessandro Souza

“Não quero sair de dentro das obras”, assim resumiu Graziela Rios de Araújo, 19 anos, estudante de Engenharia Civil. A universitária trabalha desde os 14 anos como pintora de casas e prédio em Gurupi, e, na manhã desta segunda-feira, 21, dividiu suas experiências com o público que participou da cerimônia do Projeto Jeito de Mulher, lançado oficialmente pelo governador Marcelo Miranda e pela secretária do Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia Amaral. O Jeito de Mulher atenderá 465 mulheres em oito cidades do Tocantins com cursos considerados tipicamente “para homens”.

Gurupi é o primeiro município a receber as inscrições, a partir do dia 28 de março, em horário comercial, na unidade do Sine. As inscrições poderão ser realizadas até o fim do mês e as capacitações já iniciam no dia 4 de abril.

No município, as candidatas poderão se inscrever gratuitamente aos cursos de Eletricista de Instalações Comerciais e Residenciais - com 180 horas, e Instalador de Alarme Residencial, com 80 horas. Ao todo serão disponibilizadas 20 vagas para cada curso. As aulas ficarão a cargo de instrutores do Instituto Geralda Aldira.

Durante a solenidade, a secretária Patrícia Amaral reforçou o compromisso do Governo do Tocantins nas políticas públicas de geração de emprego e renda, reforçando ainda o apoio do Governo Federal, parceiro do Jeito de Mulher, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

“Governador, todos nós sabemos do apoio que o senhor tem nos dado para alavancar a qualidade de vida das mulheres do Tocantins, por meio dos cursos de qualificação profissional e das parcerias que o Sine já tem com muitas empresas. Tenho certeza que, em breve, essas mulheres ocuparão ainda mais espaço na sociedade, porque lugar de mulher é onde ela quiser”, declarou.

Solidário ao espaço que as mulheres buscam no mercado de trabalho, o Governador Marcelo Miranda disse que o Jeito de Mulher é o início de uma semente “porque o que fica é o que plantamos. Esse projeto mostra que elas saem à frente, sem deixar de cuidar dos seus compromissos domésticos”.

Projeto

O projeto, dividido em duas etapas, levará cursos de qualificação voltados para mulheres de oito municípios do Estado. Sendo eles: Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. Nesta primeira etapa, os cursos serão realizados pelo Instituto Geralda Aldira, atendendo a 180 mulheres de seis municípios, 15 por curso. A segunda etapa, com 285 vagas, está em fase de licitação da empresa para ministrar as capacitações.

Cursos oferecidos

Eletricista de Instalações Comerciais e Residenciais

Instalador de Alarme Residencial

Instrutor de Trânsito,

Mecânica de Injeção Eletrônica

Mecânica de Manutenção de Motocicletas

Mecânico de Motor A Gasolina E Álcool

Operador de Máquinas Agrícolas

Operador de Retroescavadeira

Pedreiro d Produção de Derivados do Leite