Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A vacina contra a gripe A (H1N1) começa a ser distribuída aos Estado na sexta-feira, 1º de abril, segundo calendário divulgado pelo Ministério da Saúde. Após recebimento, às Secretaria Estaduais repassam as doses de imunização aos gestores municipais. A campanha nacional em todo o país deve começar no dia 30 de abril e terminar dia 20 de maio. 

Normalmente os surtos de H1N1, um dos tipos da Influenza A, acontecem a partir de junho, com a chegada do inverno. Mas, a transmissão também pode ocorrer de forma acentuada no verão. Há registros de casos – este ano – confirmados em alguns Estado e no Distrito Federal. Na capital paulista, oito pessoas morreram em decorrência do vírus. 

Os principais sintomas da gripe A são infecção aguda das vias aéreas e febre – em geral mais acentuada em crianças do que em adultos. Também podem surgir calafrios, mal-estar, dor de cabeça e de garganta, moleza e tosse seca, além de diarreia, vômito, fadiga e rouquidão. A prevenção é feita com regras básicas de higiene, como cobrir a boca ao tossir ou espirrar e lavar as mãos com frequência. Além disso, ambientes fechados, sem ventilação e com aglomeração de pessoas devem ser evitados. 

Segundo o Ministério da Saúde, nas três primeiras remessas, que vão de 1º a 15 de abril, os Estados receberão 25,6 milhões de doses, que corresponde a 48% do total a ser enviado para a campanha deste ano. Desse montante, serão entregues 5,7 milhões de doses para São Paulo. (CNM)