Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Sábado é dia de concerto no Teatro Sesc Palmas. Desta vez, a viagem musical será pelo universo da percussão, em mais uma edição do Concertos Sesc Partituras. O artista da noite será Léo de Paula, percussionista carioca que mora atualmente no Espírito Santo. A apresentação começa às 20h, no Teatro Sesc Palmas (Centro de Atividades – 502 Norte). A entrada é gratuita.

No show, o carioca fará um passeio por sons de vários lugares do Brasil, sendo a percussão o fio que interliga essa diversidade. O repertório está dividido em duas partes: no primeiro segmento, composições de Dori Sant’anna (Ao Léo e Tao, Prelúdio Carnavalesco), oferecidas a ele, voltadas para percussão solo.

Na segunda parte, ele recebe a visita de Aline Martins (piano), Bruno Barreto (saxofone) e Marcos Lima (flauta), músicos tocantinenses, para três obras do segmento “Jazz Afro-Brasileiro”, dos compositores Letieres Leite e Leonardo Gorosito (Grão, Honra ao Rei, Soprano uma vida, Mestre Môa). Todas as partituras estão disponíveis no site http://www.sesc.com.br/sescpartituras/

O Sesc Partituras é um rico acervo de mais de duas mil partituras disponíveis gratuitamente através do site acima. O portal foi criado em 2007 e reestruturado em 2010, reunindo produções dos mais importantes compositores brasileiros, desde a época colonial até os dias atuais. Elas podem ser acessadas, baixadas e impressas integralmente pois já são de domínio público ou possuem licença para constar no catálogo. Em muitas delas é possível fazer a audição das obras. O intuito dessa biblioteca é democratizar o acesso às partituras, dando um importante suporte a pesquisadores, estudantes de música e músicos, preservando e difundindo o patrimônio musical brasileiro.

Léo de Paula

Léo de Paula nasceu no Rio de Janeiro em 1988 e estuda música desde os 14 anos de idade. Inspirado pelas baterias das escolas de samba do carnaval carioca, interessou-se pela percussão e decidiu se dedicar profissionalmente a ela. Bacharel em Música, com habilitação em Percussão pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), o músico destacou-se tanto como solista quanto como camerista.

Entre os principais destaques de sua carreira, estão a terceira colocação, em 2011, no IV Concurso Jovens Músicos – Música no Museu, importante concurso nacional de jovens talentos. Já como camerista, apresentou-se em diversas salas de concerto internacionais, como o Carnegie Hall (Nova Iorque) e outras na Holanda, Inglaterra e Sérvia.

Oficina

Se você é apaixonado por instrumentos de percussão, esta é sua chance de integrar a oficina oferecida nesta edição do Sesc Partituras. Ela será realizada nos dias 7 e 8 de abril, das 18h30 às 22h30 na Escola Sesc de Música (502 Norte) e será ministrada por Léo de Paula. Vinte vagas são oferecidas. O pré-requisito para participar é ter experiência com instrumentos de percussão. Deve-se levar o próprio instrumento durante a oficina (especialmente pandeiro ou tamborim). Para se inscrever, confirme seu interesse pelo e-mail  veridiana@sescto.com.br