Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Elizeu Oliveira

Foto: Elizeu Oliveira

O governador Marcelo Miranda recebeu nesta quarta-feira, 6, em seu gabinete, executivos das empresas de investimento e administração de capital Freedom Partners, Bruno Cabral Izidoro; da Boston Consulting Group, Douglas Woods e Carolina Miranda; e do Ecoporto Praias Norte S/A, Sandra Kramer. Eles vieram ao Palácio Araguaia apresentar ao governador um plano diretor e um Fundo de Investimentos para o Matopiba.

Segundo o governador Marcelo Miranda é importante fomentar políticas de investimentos para o Estado e organizações, a exemplo da Freedom, podem contribuir muito no processo de efetivação de projetos em diversas áreas. “O governo tem interesse em estabelecer parcerias que resultem em projetos estruturantes para o nosso estado. Vamos analisar as propostas apresentadas”, ressaltou Marcelo Miranda.

O sócio presidente da Freedom Partners, Bruno Cabral, explicou que o Plano Diretor do Matopiba foi elaborado em conjunto com a Boston Consulting Group. Segundo disse, o Plano Diretor aponta os projetos estruturantes de desenvolvimento viáveis para a região para os próximos 20 anos, contemplando indicadores sociais e sustentáveis. “A região do Matopiba cresce 20% ao ano, mas é importante que os indicadores sociais também cresçam na mesma proporção”, destacou.

Bruno Cabral explicou ao governador que estão sendo estruturados fundos de investimentos em diversos setores do desenvolvimento, para que, de forma privada, atendam os investimentos necessários para todas as áreas na região do Matopiba. Ele disse que o Fundo vai investir em projetos privados a exemplo do Ecoporto de Praia Norte, ferrovias, rodovias, agrobusiness, entre outros.

Matopiba

O Matopiba constitui a última fronteira agrícola em expansão no mundo e abrange 337 municípios e 31 microrregiões, num total de 73 milhões de hectares, com 5,9 milhões de habitantes. A região é formada por áreas produtivas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e conta com um PIB de cerca de R$ 50 bilhões.

Também participaram da reunião os secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro Silva, e do Planejamento e Orçamento, David Torres.