Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Jogadores do Tocantinópolis comemoram o título de 2015 após quebrar jejum de 12 anos sem conquistas

Jogadores do Tocantinópolis comemoram o título de 2015 após quebrar jejum de 12 anos sem conquistas Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira Jogadores do Tocantinópolis comemoram o título de 2015 após quebrar jejum de 12 anos sem conquistas Jogadores do Tocantinópolis comemoram o título de 2015 após quebrar jejum de 12 anos sem conquistas

Quatro partidas abrem neste sábado, 9, a 24ª Edição do Campeonato Tocantinense de Futebol, que é organizado pela Federação Tocantinense de Futebol (FTF). No Estádio Nilton Santos, em Palmas, às 18h, jogam Ricanato x Gurupi. No Estádio Pereirão, em Paraíso do Tocantins, às 19h30, tem Paraíso x Palmas. No estádio Castanheirão, em Miracema, também às 19h30, se enfrentam Tocantins de Miracema x Araguaína, e no estádio Ribeirão, às 20h15, Tocantinópolis x Interporto.

Oito equipes vão disputar a competição: Tocantinópolis (atual campeão), Interporto (vice 2015), Palmas, Gurupi, Araguaína, Paraíso, Tocantins de Miracema e Ricanato. De acordo com o regulamento, o campeão garante vaga na Copa do Brasil e Brasileiro da Série 2017. Já o vice-campeão garante a Copa Verde e também uma vaga no Brasileiro da Série D 2017, visto que, a partir deste ano, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) abriu duas vagas para o futebol tocantinense.

Preparação

Das oito equipes, Interporto e Tocantinópolis foram os clubes que largaram na frente na preparação visando ao Campeonato Tocantinense. O Interporto disputou a Copa Verde e, por isso, começou a treinar no dia 22 de fevereiro. Nos dois jogos que disputou contra o gama (DF) acabou perdendo e sendo eliminado. Já o Tocantinópolis, iniciou sua preparação no dia 29 de fevereiro para a disputa da Copa do Brasil. No jogo realizado na última quarta-feira, 6, a equipe tocantinense empatou por 1 x 1 contra o Juventude (RS) e garantiu a partida da volta dia 26 de abril, em Caxias do Sul.

Já as outras seis equipes começaram mais tarde a preparação, praticamente na segunda quinzena do mês de março.

O Araguaína trouxe o ex-jogador do Vasco e atual técnico, Alex Oliveira, para comandar o clube na competição. Já o Palmas manteve o treinador do ano passado Wilsomar Senna. O Gurupi mais uma vez vai contar com a experiência do técnico Roberto Oliveira, que já conquistou cinco títulos estaduais por clubes diferentes no Tocantins, sendo dois pelo Gurupi (2010 e 2011). O Tocantins de Miracema apostou no técnico Célio Ivan, que já rodou por outros estados, mas tem conhecimento do futebol tocantinense. O Paraíso buscou novamente Wicelmo Rodrigues, que já foi treinador do clube anos atrás e agora mais experiente sonha em levar o time à fase decisiva do Estadual.

Estádios

O Tocantinense será disputado em cinco estádios: Nilton Santos (Palmas), Mirandão (Araguaína), Castanheirão (Miracema), General Sampaio (Porto Nacional) e Resendão (Gurupi).

Desses cinco locais, três são unidades administradas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). São os casos do estádio Mirandão (Araguaína), Castanheirão (Miracema) e Resendão (Gurupi).

Maiores vencedores

As equipes do Palmas e do Gurupi, ambas com cinco títulos, são os maiores vencedores do Campeonato Tocantinense. O Palmas conquistou cinco vezes a competição nos anos de (2000/2001/2003/2004 e 2007). Já o Gurupi faturou os títulos dos anos de (1996/1997, 2010/2011/2012). Diante deste quadro, as duas equipes poderão brigar pelo sexto título, caso cheguem à final do campeonato.

Primeira Rodada
■ Ricanato x Gurupi (18h)
Nilton Santos
■ TEC x Interporto (20h15)
Estádio Ribeirão
■ Paraíso x Palmas (19h30)
Estádio Pereirão
■ Tocantins x Araguaína (19h30)
Estádio Castanheirão