Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

No início da noite desta última quinta-feira, 7 uma ação de combate à criminalidade, deflagrada pela Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), de Palmas, Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), grupo de elite da Polícia Civil, resultou na desarticulação de uma quadrilha especializada em assalto a bancos, que agia no Estado do Tocantins e na morte de três suspeitos. 

Durante a abordagem policial, ocorrida, às 18hs, próximo ao local conhecido como “Mirante”, na TO 030,em Taquarussu, Afonso de Moura Moreno, de 34 anos de idade, Flávio Andrade da Silva, de 18 anos e Ludevane dos Anjos da Silva, 27 anos de idade, que ocupavam um veículo Fiat Strada, roubado durante a manhã em Palmas, vieram a óbito durante o confronto com os policiais do grupo tático.

Conforme informações da Delegada Titular da Deic, Liliane Amorim Albuquerque, os três suspeitos não obedeceram a ordem de parada dada pelo Gote e começaram a disparar contra os policiais, que revidaram a injusta agressão. Durante aproximadamente 400 metros, houve perseguição, sendo que os três homens conseguiram romper uma segunda barreira feita pelo Gote e só pararam o veículo, após o mesmo ter seus pneus estourados. Segundo a Polícia, no entanto, os suspeitos não se renderam e saíram do carro atirando nos policiais civis o que deu início a um novo confronto, resultando na morte de Ludevane, Flávio e Afonso. Um dos suspeitos morreu no local, os outros dois ainda foram socorridos pelo Gote, com vida, mas vieram a óbito ao dar entrada no hospital.

Ainda conforme a delegada, a Deic estava investigando uma quadrilha especializada em cometer crimes de extorsão  mediante sequestro (modalidade conhecida como sapatinho) e obteve informações de que os três suspeitos mortos estariam se deslocando para Lagoa do Tocantins, a fim de sequestrar o dono de um posto de combustíveis e com isso arrecadar fundos para cometer outro sapatinho, desta vez contra o gerente do Banco do Brasil de Colinas do Tocantins, na próxima semana, de onde tinham a intenção de roubar cerca de R$ 300 mil reais. 

Com base nas informações, os policiais civis da DEIC, juntamente com o serviço de inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SSP), e o Gote, traçaram uma estratégia para realizar o acompanhamento da quadrilha, que se deslocava de Porto Nacional para Lagoa do Tocantins, e efetuar a abordagem da mesma. Sabendo da periculosidade dos suspeitos e da eminência de um confronto, os policiais civis mapearam o local, por onde os suspeitos passariam e decidiram realizar a abordagem dos indivíduos, próximo ao Mirante de Taquarussu, a fim de evitar expor a população a potenciais riscos.

De acordo com os delegados responsáveis pela operação, Flávio, Afonso e Ludevane, já haviam cometido três crimes, sendo um em Porto Nacional, onde mantiveram um fazendeiro refém e outros dois em Palmas, onde roubaram em uma distribuidora de gás da região Sul, a pick up Strada, que utilizavam no momento em que foram abordados. Ainda conforme os levantamentos da PC, eles também mantiveram uma família refém, em Palmas, na manhã da última quinta-feira, a fim de realizar outra extorsão, mediante sequestro.

Ainda segundo a apuração realizada pela Deic, o objetivo final da quadrilha seria levantar dinheiro, com os crimes de sequestro e extorsão, a fim de adquirir uma metralhadora .50, com a qual pretendiam assaltar carros-fortes. Conforme a delegada Liliane, a desarticulação da organização criminosa, significa mais um duro golpe contra a criminalidade, uma vez que os suspeitos eram considerados de alta periculosidade e já haviam cometido vários crimes, em diferentes cidades do Estado.

“À ação foi realizada com êxito e desta forma nós pudemos evitar que mais uma família fosse feita refém e mais crimes pudessem ser cometidos por essa quadrilha, trazendo mais paz e segurança a toda população do Estado. Infelizmente, os três suspeitos tiveram a chance de se entregar a polícia, mas preferiram o confronto e, desta maneira acabaram vindo a óbito”, ressaltou.