Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde de Gurupi, em parceria a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e SMS Saúde adquiriu kits para coleta e exames de Coqueluche, Meningite e H1N1. Em Gurupi agora é possível ter acesso a esses exames após as pessoas com suspeita serem submetidas a triagem da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ou de alguma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município.

Além dos kits, a Secretaria da Saúde também conta remédios para tratamento e profilaxia de contatos de H1N1, disponíveis nas Unidades de Saúde para eventual combate em caso da doença.

“Com algumas epidemias voltando, o município tem que se equipar com o que existe de melhor, e com esses exames mais acessíveis, a população tem uma tranquilidade melhor ao saber que o acesso é mais rápido”, frisa o prefeito Laurez Moreira.

Locais para exames

Os exames podem ser realizados na Policlínica pelas manhãs de segunda a sexta, mediante pedidomédico e acompanhado da notificação do caso. Na UPA os exames são liberados somente para pacientes que estejam na Unidade para consulta e com suspeita da doença. No Hospital Regional de Gurupi os exames acontecem somente para paciente internados no mesmo.