Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Aline Batista

Os mil atletas inscritos no Ironman 70.3 Palmas realizam na tarde deste sábado, 09, o bike check-in procedimento onde as bicicletas são armazenadas no setor de transição das provas de natação e ciclismo, e os atletas recebem a tornezeleira com chip de cronometragem que irá medir o tempo de prova de cada competidor. Durante o check-in eles também receberam o número de inscrição tatuado nos braços.

A organizadora do evento Bárbara Tomiati explicou que o procedimento é indispensável para a organização da prova. “O bike check-in é o momento que os atletas realmente ingressam no circuito. Neste momento eles entregam a bike e todo o material a ser usado nas provas. Isso porque na hora do circuito eles virão apenas com a roupa de borracha usada na natação”, explicou.

Ainda segundo a organizadora, o bick check-in é realizado para que ao sair da natação, a transição para o ciclismo e corrida ocorra em tempo hábil e de forma organizada. “No final das provas, no caso no domingo, eles farão o Bike Check-Out, ou seja, a retirada das bicicletas e sacolas”, destacou.

O bike check-in começou às 14 horas e é realizado em etapas, conforme a ordem de inscritos, para evitar tumulto no procedimento. Para o atleta André Mota, que veio do Ceará competir, bike check-in é uma forma de organizar o circuito e facilitar o tempo de prova. “Já vou sair da água sabendo que a minha bike, capacete e sacola já estão organizados para a segunda prova e terceira. Essa organização é fundamental para o sucesso das provas”, disse.

A largada da prova será às 6 horas desse domingo, 10, com a modalidade da natação. Em seguida os atletas farão o ciclismo e encerrarão com a corrida. Os atletas têm o prazo máximo de 8 horas para completar a prova.

Ironman

O Ironman 70.3 Palmas é organizado pela Unlimited Sports e realizado pela Associação Brasileira Esportiva Social e Cultural Endurance (ABEE). Conta com o patrocínio da Mizuno e apoio da Prefeitura Municipal de Palmas, Federação Tocantinense de Triathlon, Gatorade, AquaSphere, Integralmedica, Shimano, NET e TriSport.

Confira programação desse domingo:

Praia da Graciosa

7h - 15h - Expo

4h - 05h40 - Acesso à área de Transição

6h - Largada Elite Masculina

6h05 - Largada Elite Feminina

6h20 - 6h35 - Largada Faixa Etária (em ondas)

11h30 - Premiação Elite

12h15 - 15h15 - Bike Check-Out

12h15 - 15h15 - Achados e Perdidos

18h30 - Distribuição de Vagas Ironman 70.3 World Championship 2016

19h30 - Premiação Elite e Faixa Etária  (Secom Palmas)