Estão abertas as inscrições para professores e alunos que desejam participar da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2016 (OBFEP). As inscrições poderão ser feitas até o dia 27 de maio no site http://www.sbfisica.org.br. Poderão participar estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais que estejam cursando o 9º ano do ensino fundamental e o ensino médio. A Olimpíada será realizada em duas etapas; a 1ª fase acontecerá no dia 24 de agosto, nas próprias escolas e os classificados farão a segunda prova no dia 18 de outubro, em local a ser definido.
A Olimpíada é um programa nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Ela tem apoio do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e do Ministério da Educação (MEC).
A OBFEP tem o objetivo de despertar o interesse pela Física e por Ciências; incentivar o aperfeiçoamento de professores das escolas públicas contribuindo para a valorização profissional; contribuir para a qualidade da educação básica e proporcionar desafios aos estudantes.
Premiação
Serão concedidas medalhas de ouro, prata e bronze aos alunos conforme desempenho na prova. Também serão premiados os professores e escolas, nas quais os alunos obtiveram bom desempenho. Haverá premiação estadual e nacional.
O educador Jonierson de Araújo da Cruz, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), campus de Araguaína, coordenador estadual da olimpíada, falou da importância de os professores participarem da olimpíada. “O diferencial da OBFEP é a prova experimental que ocorre na 2ª fase. O aluno recebe um kit, realiza o experimento e, em seguida, resolve a prova. E esse material poderá ficar na escola para ser utilizado nas aulas de Física”, esclareceu Jonierson.