Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Delfino Miranda

Foto: Delfino Miranda

Na 16ª edição Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), o Portal da Pecuária ofertará mais de 30 atividades, qualificando produtores em tecnologias aplicadas ao setor por meio de palestras e dinâmicas, tecnologias de ponta que visam a reprodução e o melhoramento genético dos rebanhos bovinos, ovinos, caprinos e também na apicultura. A Agrotins 2016 acontece de 3 a 7 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, TO-050, saída para Porto Nacional.

O espaço destinado à pecuária corresponde a 42 mil metros quadrados, englobando a área reservada para 250 bovinos, 580 ovinos e caprinos, 200 aves e 20 equinos. E as atividades serão intensas nos cinco dias de feira.

Dentro da programação do Portal, serão apresentados ainda os resultados das tecnologias aplicadas, por meio da exposição de animais geneticamente melhorados para comercialização. Terá também palestras sobre ferramentas para a gestão pecuária, escolha de matrizes para rebanho de corte bovino e demonstrações práticas de comparação conformativa de raças em equinos, onde serão apresentadas as características físicas dos animais, comparando as diferentes raças (crioulo, quarto-de-milha, árabe e manga larga machador, entre outras).

A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) apresentará o Projeto Tecnova: Congelamento de Embriões Nelore obtidos por fertilização-in-vitro (FIVI). O projeto foi desenvolvido pelo médico veterinário especialista em Biotecnologia da Reprodução, Dr Enoch Borges de Oliveira Filho. “O produtor vai conhecer o que há de inovação, no Brasil, em tecnologias de reprodução para melhorar os rebanhos”, explica a diretora de Pecuária da Seagro, Érika Jardim.

Outras cadeias

Na cadeia leiteira estão previstos palestras sobre obtenção higiênica do leite e a utilização adequada dos Tanques de Expansão. Também minicursos sobre escrituração zootécnica e sobre o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos. Dinâmicas sobre a análise do mel, estruturação da cadeia produtiva de ovinos no Tocantins e avaliação econômica da ovinocaprinocultura. “Enfim, o Portal da Pecuária é uma grande oportunidade de conhecer as tecnologias que estão potencializando o setor produtivo, além de proporcionar um ambiente favorável para a geração de negócios”, ressaltou Érika Jardim.

Feirão e torneios

Paralelamente, todos os dias dos eventos da Feira são realizados os feirões de touros POs. Há também os torneios de gado leiteiros, nos quais são premiados os três melhores.