Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Muriel lança o dardo a 39,48m e conquista o ouro e a vaga na final estadual da modalidade

Muriel lança o dardo a 39,48m e conquista o ouro e a vaga na final estadual da modalidade Foto: Márcia Rezende

Foto: Márcia Rezende Muriel lança o dardo a 39,48m e conquista o ouro e a vaga na final estadual da modalidade Muriel lança o dardo a 39,48m e conquista o ouro e a vaga na final estadual da modalidade

Movimentando a maior competição escolar do Estado, a etapa regional Dianópolis dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) iniciaram nesta semana com as disputas no Atletismo. A etapa, que começou na terça-feira, 19, segue até o próximo sábado 16, com disputas individuais e coletivas masculinas e femininas, 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. Concomitantemente, são realizados, também na cidade do sudeste tocantinense, a etapa regional dos Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins (Parajets).

Nesta etapa, os alunos/atletas participam de competições de corrida de 3000 m, 1000 m, 800 m, 400 m, 250 m, 200m, 100 m e 75 m. Além disso, os competidores entraram em campo para o Salto em Distância, Arremesso de Peso, Lançamento de Dardo e Lançamento de Disco. Além do atletismo, foram realizadas ainda disputas no Xadrez, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Futsal, Voleibol e Handebol.

O destaque nesta etapa ficou com Muriel Carvalho Martins, aluno do Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa, de Dianópolis. Depois de atingir a marca de 39,48 m, o atleta conquistou a medalha de ouro no Lançamento e Dardo. Além disso, com 24,20 m, Muriel subiu ao pódio pela segunda vez com o ouro no Lançamento de Disco na categoria 15 a 17 anos.

“Fiquei muito feliz com o resultado, porque me dediquei muito nos treinamentos. Agora é me preparar ainda mais para conseguir bons resultados no estadual e conquistar uma vaga na nacional”, destacou.

Parajets

Já nos Parajets, as atletas Akila Vitória Leite e Camille Vitória Cerqueira conquistaram vagas na final estadual da competição paradesportiva, que será realizada em Palmas. Ambas as atletas, Akila no 15 a 17 e Camille, no 12 a 14 anos, foram classificadas nas provas de 100m, no Salto em Distância e no Arremesso de Peso.

“O entusiasmo, a vibração e o companheirismo dos atletas e paratletas durante as competições foram emocionantes. Acredito que isso é o que faz toda a diferença no desporto escolar”, completou a técnica de Desporto Educacional da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Márcia Rezende, que coordena a etapa regional de Dianópolis dos Jets e Parajets 2016.

Etapa regional

Nesta etapa, os alunos competem em nível regional, nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE). Os classificados neste etapa vão para as finais estaduais, em Palmas, que, por sua vez, classificam os atletas e as equipes tocantinenses para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), maior competição escolar do Brasil, que será realizada em João Pessoa, capital da Paraíba.