Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Na tarde dessa sexta-feira, 29, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) encaminha nove animais para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Araguaína, onde receberão assistência e após constada a reabilitação integral das espécies possivelmente poderão retornar a natureza. Nesta semana, estão sendo encaminhados ao Cetas, um papagaio do mangue domesticado, três jabutis, um sagui, um rolinha, um tucano e um filhote de bem-te-vi. Toda semana, o Instituto recebe e reúne em sua sede animais entregues pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Guarda Metropolitana Ambiental (GMP), vindos do escritório Regional de Alvorada e de cidadãos para realizar o transporte ao Centro de Triagem.

De acordo com a diretora de Biodiversidade e Áreas Protegidas da Supervisão de Fauna do Naturatins, Grasiela Alves Pacheco, muitos animais capturados acabam não resistindo aos cuidados recebidos. “Apesar de percebermos o cuidado e o carinho com que são tratados pelas pessoas que tentam dar uma segunda chance a esses animais, muitas vezes eles chegam com a saúde comprometida, principalmente pela alimentação inadequada”, esclareceu a diretora.

Entre vários exemplos, a diretora que também é veterinária, conta que já teve ocasiões em que animais vieram a óbito não só pela alimentação imprópria, mas pela ingestão de água. Não havendo dúvida da preocupação do guardião temporário, a tentativa de hidratar o animal, o que ocorre com frequência as aves, acaba provocando um afogamento.  

Assistência no Naturatins

Os animais recebem no Naturatins os primeiros atendimentos para serem transportados, uma vez que na sede do Instituto não há um espaço adequado para hospedagem por longo período. Nesta semana, todos os animais estão se alimentando normalmente, o papagaio e os jabutis estavam sendo criados ilegalmente, a rolinha e tucano não estão voando, o filhote de bem-te-vi provavelmente caiu do ninho e o sagui está machucado.

Além do encaminhamento de animais, resultado de uma parceria entre o Naturatins e o BPMA, com apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), estão sendo encaminhadas cestas de fruto para o Centro de Triagem.

Entrega de Animais

O Naturatins recebe apenas animais silvestres (espécies que compõem a fauna brasileira), para isso basta acionar o Instituto pelo telefone 3218-2677 ou por meio da Linha Verde no 0800 63 1155. Já os animais exóticos (espécie que não fazem parte da fauna brasileira) e domésticos, o guardião temporário deve buscar auxílio por meio da Central 153.