Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Delfino Miranda

Foto: Delfino Miranda

Na 16ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2016) os produtores terão diversas oportunidades de cursos no segmento da agroindústria. A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), por meio da gerência de Fomento à Agroindústria, estará oferecendo os  cursos de processamento pós-colheita de hortaliças e secagem de frutas. A Agrotins começa nessa terça-feira, 3, e prossegue até sábado, 7, no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para Porto Nacional.

As capacitações acontecerão nos dias, 4, 5 e 6, sempre às 9h, 12h e 14h e às 17h, no auditório 2, Pavilhão Central. As vagas são limitadas e a inscrição deverá ser feita previamente.

Os cursos serão realizados em aulas teóricas e práticas, ministrados por pesquisadores especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), todos no segmento de origem vegetal. Sendo um voltado para o processamento pós-colheita de hortaliças como couve, alface, repolho, vagem, quiabo, rabanete e jiló. Os produtores terão a oportunidade de aprender as práticas corretas de higienização adequada e embalagem.

O outro curso será de secagem de frutas, especificamente o abacaxi, banana e tomate. Nesta oficina, os produtores conhecerão o uso correto de como desidratar as frutas. Segundo a engenheira de Alimentos, Kenia Lellis, esta é uma oportunidade dos produtores e interessados aprenderem mais uma alternativa de geração de renda. “Os cursos buscam, além da agregação de valor às frutas, vegetais e hortaliças, consiste também no aproveitamento destes produtos que seriam descartadas por suas características, caso fossem comercializadas “in natura”, argumentou.